Reflexões sobre o uso de planilhas eletrônicas no ensino de matemática

Autores

  • Andréa Paura Aieta Fundação de Apoio à Escola Técnica
  • Marco Aurélio Cabral Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Claudia Segadas-Vianna Universidade Federal do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

tecnologia, ensino, planilhas, conhecimentos docentes

Resumo

O objetivo deste trabalho é apresentar algumas contribuições que as ferramentas computacionais proporcionam à formação docente, refletindo sobre elas. A partir de uma experiência com alunos de um curso de Licenciatura em Matemática, em que se propunha situações-problema com o uso de planilhas eletrônicas, avaliamos, utilizando o modelo TPACK, quais os tipos de conhecimentos que foram agregados durante a implementação destas atividades e quais as barreiras interpostas pelo uso da tecnologia no ensino de matemática. Verificou-se, entre outros aspectos, que o uso do computador em sala de aula não vai necessariamente facilitar o trabalho do professor, pois exigirá um planejamento e preparo muito cuidadoso das atividades, além de atenção e reflexão durante a aplicação. 

 

Biografia do Autor

Andréa Paura Aieta, Fundação de Apoio à Escola Técnica

Ensino de Matemática

Marco Aurélio Cabral, Universidade Federal do Rio de Janeiro

IM - Instituto de Matemática

Ensino de Matemática

Claudia Segadas-Vianna, Universidade Federal do Rio de Janeiro

IM - Instituto de Matemática

Ensino de Matemática

Referências

BAKER, J.; SUGDEN, S. J. Spreadsheets in Education -The First 25 Years.Spreadsheets in Education (eJSiE),Austrália,v. 1,Issue 1, Article 2, 2003.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília: MEC/Semtec, 1999. 4v.

HASPEKIAN, M. An ''Instrumental approach'' to study the integration ofa computer tool into Mathematics teaching: The case of spreadsheets. InternationalJournal of Computers for Mathematical Learning, Japão,v. 10,p. 33, 2005.

HEID, M. K.; BLUME, G. W. Algebra and function development. In: HEID, M. K.;BLUME, G. W. (Eds.). Research on technology and the teaching and learning of mathematics:Research syntheses. Vol. 1. Charlotte, NC: Information Age, p. 55-108, 2008.

KOEHLER, M. J.; MISHRA, P. What is technological pedagogical content knowledge?ContemporaryIssues in Technology and Teacher Education, Charlottesville,v. 9, n. 1, p. 60-70, 2009.

MISHRA, P.; KOEHLER. M. J. Technological pedagogical content knowledge: A newframework for teacher knowledge. Teachers College Record, Columbia,v.108, n. 6, p. 1017-1054, 2006.

MISHRA, P.; KOEHLER. M. J. Introducing technological pedagogical content knowledge. In:annualmeeting of the American Educational Research Association. Washington,p. 1-16, 2008.

NCTM –National Council of Teachers of Mathematics -Technology in Teaching andLearning Mathematics: A Position Statement of the National Council of Teachers of Mathematics, 2011. Disponível em: <http://www.nctm.org/Standards-and-Positions/Position-Statements/Technology-in-Teaching-and-Learning-Mathematics/>. Acesso em: 05 jun. 2015.

NIESS, M. L.; RONAU, R. N.; SHAFER, K. G.; DRISKELL, S. O.; HARPER S. R.;JOHNSTON, C.;BROWNING, C.;ÖZGÜN-KOCA, S. A.;KERSAINT, G.Mathematics teacher TPACK standards and development model. Contemporary Issues in Technology and Teacher Education, Charlottesville,v. 9, n. 1, p. 4-24, 2009.

NIESS, M. L.; VAN ZEE, E. H.; WILES, H. G. Knowledge Growth in TeachingMathematics/Science with Spreadsheets: Moving PCK to TPACK through Online Professional Development. Journal of Digital Learning in Teacher Education, London,vol. 27, n. 2, 2010.

PALIS, G. L. R. Let’s ask “Why?” After “What If?”. Journal of Computers in Mathematics and Science Teaching,Waynesville,n. 18, p. 415-437, 1999.

PAURA, A. A. Um Olhar Didático sobre a Integração de Planilhas Eletrônicas no Ensino de Matemática -Contribuições para a Formação Docente. 2015. 126p.Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) –Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.

SHULMAN, L. S. Those who understand: knowledge growth in teaching. EducationalResearcher, EUA,v.15, n.2, p. 4-14, 1986.

SHULMAN, L. S. Knowledge and teaching: foundations of the new reform. HarvardEducational Review, Harward,v. 57,n. 1, p. 1-22, 1987.

SUTHERLAND, R. Ensino eficaz de matemática. Porto Alegre: Artmed, 2009.

Downloads

Publicado

2016-12-13

Como Citar

Aieta, A. P., Cabral, M. A., & Segadas-Vianna, C. (2016). Reflexões sobre o uso de planilhas eletrônicas no ensino de matemática. Em Teia | Revista De Educação Matemática E Tecnológica Iberoamericana, 7(2). Recuperado de https://periodicos.ufpe.br/revistas/emteia/article/view/5003

Edição

Seção

ARTIGOS