Reflexões sobre o uso de planilhas eletrônicas no ensino de matemática
Palavras-chave:
tecnologia, ensino, planilhas, conhecimentos docentesResumo
O objetivo deste trabalho é apresentar algumas contribuições que as ferramentas computacionais proporcionam à formação docente, refletindo sobre elas. A partir de uma experiência com alunos de um curso de Licenciatura em Matemática, em que se propunha situações-problema com o uso de planilhas eletrônicas, avaliamos, utilizando o modelo TPACK, quais os tipos de conhecimentos que foram agregados durante a implementação destas atividades e quais as barreiras interpostas pelo uso da tecnologia no ensino de matemática. Verificou-se, entre outros aspectos, que o uso do computador em sala de aula não vai necessariamente facilitar o trabalho do professor, pois exigirá um planejamento e preparo muito cuidadoso das atividades, além de atenção e reflexão durante a aplicação.
Referências
BAKER, J.; SUGDEN, S. J. Spreadsheets in Education -The First 25 Years.Spreadsheets in Education (eJSiE),Austrália,v. 1,Issue 1, Article 2, 2003.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília: MEC/Semtec, 1999. 4v.
HASPEKIAN, M. An ''Instrumental approach'' to study the integration ofa computer tool into Mathematics teaching: The case of spreadsheets. InternationalJournal of Computers for Mathematical Learning, Japão,v. 10,p. 33, 2005.
HEID, M. K.; BLUME, G. W. Algebra and function development. In: HEID, M. K.;BLUME, G. W. (Eds.). Research on technology and the teaching and learning of mathematics:Research syntheses. Vol. 1. Charlotte, NC: Information Age, p. 55-108, 2008.
KOEHLER, M. J.; MISHRA, P. What is technological pedagogical content knowledge?ContemporaryIssues in Technology and Teacher Education, Charlottesville,v. 9, n. 1, p. 60-70, 2009.
MISHRA, P.; KOEHLER. M. J. Technological pedagogical content knowledge: A newframework for teacher knowledge. Teachers College Record, Columbia,v.108, n. 6, p. 1017-1054, 2006.
MISHRA, P.; KOEHLER. M. J. Introducing technological pedagogical content knowledge. In:annualmeeting of the American Educational Research Association. Washington,p. 1-16, 2008.
NCTM –National Council of Teachers of Mathematics -Technology in Teaching andLearning Mathematics: A Position Statement of the National Council of Teachers of Mathematics, 2011. Disponível em: <http://www.nctm.org/Standards-and-Positions/Position-Statements/Technology-in-Teaching-and-Learning-Mathematics/>. Acesso em: 05 jun. 2015.
NIESS, M. L.; RONAU, R. N.; SHAFER, K. G.; DRISKELL, S. O.; HARPER S. R.;JOHNSTON, C.;BROWNING, C.;ÖZGÜN-KOCA, S. A.;KERSAINT, G.Mathematics teacher TPACK standards and development model. Contemporary Issues in Technology and Teacher Education, Charlottesville,v. 9, n. 1, p. 4-24, 2009.
NIESS, M. L.; VAN ZEE, E. H.; WILES, H. G. Knowledge Growth in TeachingMathematics/Science with Spreadsheets: Moving PCK to TPACK through Online Professional Development. Journal of Digital Learning in Teacher Education, London,vol. 27, n. 2, 2010.
PALIS, G. L. R. Let’s ask “Why?” After “What If?”. Journal of Computers in Mathematics and Science Teaching,Waynesville,n. 18, p. 415-437, 1999.
PAURA, A. A. Um Olhar Didático sobre a Integração de Planilhas Eletrônicas no Ensino de Matemática -Contribuições para a Formação Docente. 2015. 126p.Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) –Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.
SHULMAN, L. S. Those who understand: knowledge growth in teaching. EducationalResearcher, EUA,v.15, n.2, p. 4-14, 1986.
SHULMAN, L. S. Knowledge and teaching: foundations of the new reform. HarvardEducational Review, Harward,v. 57,n. 1, p. 1-22, 1987.
SUTHERLAND, R. Ensino eficaz de matemática. Porto Alegre: Artmed, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d. Os conteúdos da Revista Em Teia estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
a. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0) License.
b. Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
c. Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work.
d. This license allows reusers to copy and distribute the material in any medium or format in unadapted form only, for noncommercial purposes only, and only so long as attribution is given to the creator.

