Apreensões operatórias em registros figurais: um estudo com alunos de Licenciatura em Matemática
DOI:
https://doi.org/10.36397/emteia.v8i1.8280Palavras-chave:
geometria, representação semiótica, registros figurais, apreensão operatóriaResumo
Este trabalho investiga o uso dos Registros de Representação Semiótica na Geometria. Para isso, foi observada a influência dos Materiais Manipuláveis (MM), do Software GeoGebra (SG) e das Expressões Gráficas (EG) como registros figurais nas apreensões operatórias de figuras geométricas. As referidas apreensões foram estudadas com base na Teoria dos Registros de Representação Semiótica, de Raymond Duval, e dizem respeito às possíveis modificações que podem ser realizadas em registros figurais com o intuito de resolver um problema de geometria. Para esta investigação, realizamos a aplicação de uma atividade com 12 licenciandos do 3º e 4º anos de Matemática de uma Universidade ao Norte do Estado do Paraná. A atividade foi aplicada individualmente e elaborada com o propósito de pesquisar os indícios de apreensões operatórias que o contato com os registros figurais na forma de MM, SG e EG proporciona. A análise dos dados foi realizada com base nos objetivos propostos, nas resoluções escritas pelos alunos e áudios gravados durante a aplicação da atividade. Com esta pesquisa, constatamos que a diversidade de registros figurais contribui para a visualização de conceitos e propriedades dos objetos geométricos em questão, auxiliando na resolução do problema, proporcionando diferentes operações e completando um registro figural ao outro.
Referências
DUVAL, Raymond. Semiosis y pensamento humano: Registros semióticos y Aprendizajes intelectuales. Tradução: Myriam Vega Restrepo. Cali, Colombia: Universidade del Valle, 1999.
DUVAL, Raymond. Ver e ensinar a matemática de outra forma: entrar no modo matemático de pensar: os registros de representação semióticas. Tânia M. M. Campos(Org.).Tradução: Marlene Alves Dias. São Paulo: PROEM, 2011.
DUVAL, Raymond. Abordagem cognitiva de problemas de geometria em termos de congruência(tradução: Méricles Thadeu Moretti). Revemat,Florianópolis, v.07, n.1, p.118-138, 2012a.
DUVAL, Raymond. Registros de representação semiótica e funcionamento cognitivo do pensamento.(tradução: Méricles Thadeu Moretti). Revemat,Florianópolis, v.07, n.2, p. 266-297, 2012b.
DUVAL, Raymond. Les conditions cognitivesde l’apprentissage de la Géométrie: développement de la visualisation, différenciation des raisonnements et coordination de leur fonctionnements.Annales de Didactique et de Sciences Cognitive, n. 10, p. 5-53, 2005.
FLORES, C. R.; MORETTI, M. T. O papel heurístico de uma Figura Geométrica:ocaso da operação de Reconfiguração. Anaisdo VIII Encontro Nacional de Educação Matemática. Universidade de Pernambuco, Recife, 2004.
GÓES, H. C. Expressão Gráfica: Esboço de conceituação.2012. 123p. Dissertação (Mestrado)-Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática. Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2012.
GRAVINA, M. A.;SANTAROSA, L. M. A aprendizagem da matemática em ambientes informatizados. Anaisdo IV Congresso RIBIE, 1998.
PASSOS, C. L. B. Materiais manipuláveis como recursos didáticos na formação de professores de matemática. In: LORENZATO, Sérgio (Org.). Laboratório de Ensino deMatemática na formação de professores.Campinas, SP: Autores Associados, 2006. p. 77-92.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d. Os conteúdos da Revista Em Teia estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
a. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0) License.
b. Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
c. Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work.
d. This license allows reusers to copy and distribute the material in any medium or format in unadapted form only, for noncommercial purposes only, and only so long as attribution is given to the creator.

