Apreensões operatórias em registros figurais: um estudo com alunos de Licenciatura em Matemática

Autor/innen

  • Mariana Moran Universidade Estadual do Paraná
  • Carla Larissa Halum Rodrigues Universidade Estadual do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.36397/emteia.v8i1.8280

Schlagworte:

geometria, representação semiótica, registros figurais, apreensão operatória

Abstract

Este trabalho investiga o uso dos Registros de Representação Semiótica na Geometria. Para isso, foi observada a influência dos Materiais Manipuláveis (MM), do Software GeoGebra (SG) e das Expressões Gráficas (EG) como registros figurais nas apreensões operatórias de figuras geométricas. As referidas apreensões foram estudadas com base na Teoria dos Registros de Representação Semiótica, de Raymond Duval, e dizem respeito às possíveis modificações que podem ser realizadas em registros figurais com o intuito de resolver um problema de geometria. Para esta investigação, realizamos a aplicação de uma atividade com 12 licenciandos do 3º e 4º anos de Matemática de uma Universidade ao Norte do Estado do Paraná. A atividade foi aplicada individualmente e elaborada com o propósito de pesquisar os indícios de apreensões operatórias que o contato com os registros figurais na forma de MM, SG e EG proporciona. A análise dos dados foi realizada com base nos objetivos propostos, nas resoluções escritas pelos alunos e áudios gravados durante a aplicação da atividade. Com esta pesquisa, constatamos que a diversidade de registros figurais contribui para a visualização de conceitos e propriedades dos objetos geométricos em questão, auxiliando na resolução do problema, proporcionando diferentes operações e completando um registro figural ao outro.

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Veröffentlicht

2017-07-01

Zitationsvorschlag

Moran, M., & Rodrigues, C. L. H. (2017). Apreensões operatórias em registros figurais: um estudo com alunos de Licenciatura em Matemática. Em Teia | Revista De Educação Matemática E Tecnológica Iberoamericana, 8(1). https://doi.org/10.36397/emteia.v8i1.8280

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ARTIGOS