ESTRATÉGIAS DE ENSINO DE MATEMÁTICA PARA TURMAS HETEROGÊNEAS
Math Teaching Strategies to Heterogeneous Classes

Glaucia Aparecida Vieira, Samira Zaidan

Resumo


Apresentamos resultados de pesquisa que analisa relatos de oito professores de Matemática sobre suas intenções, planejamentos e ações para lidar com heterogeneidade em suas turmas no ensino fundamental. Buscamos o conceito de estratégia docente (TORRE; BARRIOS, 2002), como um conjunto de ações sequenciais, planejadas conscientemente com a intenção de equacionar situações específicas de aprendizagem. Discutimos o conceito de heterogeneidade, as características comuns e não comuns das estratégias docentes relatadas, o entendimento dos conhecimentos matemáticos e possíveis indicações de procedimentos capazes de promover o conhecimento matemático nas condições citadas. Destacam-se três aspectos centrais das estratégias: o respeito e a confiança do professor nas possibilidades do aluno; relações dialogais e participativas na sala de aula e a visão flexível da matemática, estudada principalmente por meio da resolução de problemas.

Abstract

We present results of research that examines reports of eight Mathematics teachers about their intentions, plans and actions to address heterogeneity in their classes in elementary school. We seek the concept of teaching strategy (Tower and Barrios, 2002), as a set of sequential actions consciously planned with the intention to solving specific learning situations. We discussed the concept of heterogeneity, common and uncommon features of the teachers reported strategies, understanding of mathematical knowledge and possible indications of procedures that promote mathematical knowledge in the mentioned conditions. Three key aspects of the strategy are highlighted: the respect and trust of the teacher in the possibilities of the student; dialogic and participatory relationships in the classroom and flexible view of Mathematics, studied mainly by problem solving


Palavras-chave


Estratégia docente; Turmas heterogêneas; Educação Matemática

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.36397/emteia.v7i3.8284

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ISSN 2177-9309

Contato: revista.emteia@ufpe.br