Estratégias de ensino de matemática para turmas heterogêneas

Autor/innen

  • Glaucia Aparecida Vieira Prefeitura de Belo Horizonte
  • Samira Zaidan Universidade Federal de Minas Gerais

Schlagworte:

estratégia docente, turmas heterogêneas, educação matemática

Abstract

Apresentamos resultados de pesquisa que analisa relatos de oito professores de Matemática sobre suas intenções, planejamentos e ações para lidar com heterogeneidade em suas turmas no ensino fundamental. Buscamos o conceito de estratégia docente (TORRE; BARRIOS, 2002), como um conjunto de ações sequenciais, planejadas conscientemente com a intenção de equacionar situações específicas de aprendizagem. Discutimos o conceito de heterogeneidade, as características comuns e não comuns das estratégias docentes relatadas, o entendimento dos conhecimentos matemáticos e possíveis indicações de procedimentos capazes de promover o conhecimento matemático nas condições citadas. Destacam-se três aspectos centrais das estratégias: o respeito e a confiança do professor nas possibilidades do aluno; relações dialogais e participativas na sala de aula e a visão flexível da matemática, estudada principalmente por meio da resolução de problemas.

Autor/innen-Biografien

Glaucia Aparecida Vieira, Prefeitura de Belo Horizonte

Mestre em Educação Matemática pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (2014). Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003). Licenciada em Matemática pelo Instituto Newton Paiva Ferreira (1993). Professora de Matemática da Educação Básica desde 1990.

Samira Zaidan, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduada em Matemática, possui o mestrado e o doutorado) em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais, Pós-Doutorado na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Atualmente é professora associada da UFMG e atua no Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino da Faculdade de Educação nos cursos Licenciatura em Matemática, Licenciatura em Educação do Campo e Pedagogia. Desenvolve estudos e pesquisas no âmbito da educação matemática nos seguintes temas: formação docente, prática pedagógica, currículo e educação básica.

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Veröffentlicht

2017-02-03

Zitationsvorschlag

Vieira, G. A., & Zaidan, S. (2017). Estratégias de ensino de matemática para turmas heterogêneas. Em Teia | Revista De Educação Matemática E Tecnológica Iberoamericana, 7(3). Abgerufen von https://periodicos.ufpe.br/revistas/emteia/article/view/8284

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