SABERES DE FORMADORES DE PROFESSORES EM PESQUISAS SOBRE TRAJETÓRIAS E PRÁTICAS

Autor/innen

  • Elizabeth Cardoso Gerhardt Manfredo UFPA
  • Tadeu Oliver Gonçalves UFPA

Schlagworte:

Saberes docentes, professores formadores, trajetórias, matemática

Abstract

Nosso olhar volta-se aos saberes docentes na relação com a trajetória de vida e formação de formadores de professores para atuação na Educação Básica, especialmente nos anos iniciais com ensino de matemática. Partimos da análise de 08 (oito) pesquisas, sendo 06 (seis) teses e 02 (duas) dissertações, que investigam a temática dos saberes de formadores. 03(três) tratam de saberes de formadores de professores de matemática; 03 (três) focalizam saberes de formadores de professores dos anos iniciais, e 02 (dois) abordam saberes de formadores de professores para ensinar matemática nos anos iniciais. Buscamos evidenciar construções aproximativas observadas nos trabalhos sob análise, relacionando saberes de formadores de professores durante sua história de vida e que se mostram significativas para seu pensar e fazer docentes. Em suma, concluímos que as experiências ao longo de cada trajetória de formadores e pesquisadores, seja na dimensão pessoal ou na profissional, no caso dos estudos em foco, definem a composição, valorização e manifestação de saberes profissionais e a mobilização deles no âmbito da ação pedagógica na qual o professor constrói e reconstrói saberes em termos de necessidades temporais, sociais e pessoais, com implicações na natureza e qualidade de sua formação e autoformação, ao longo do processo,  constituindo assim sua identidade de formador de professores tendo em vista ainda as especificidades de cada nível e área de formação na qual atua. O estudo possibilita ampliar o debate sobre a formação de professores formadores, seus saberes, suas trajetórias e suas práticas.

Autor/innen-Biografien

Elizabeth Cardoso Gerhardt Manfredo, UFPA

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemáticas -PPGECM. Professora de Prática de Ensino do Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI) da Universidade Federal do Pará. 

Tadeu Oliver Gonçalves, UFPA

Doutor em Educação, Licenciado pleno em Matemática.  Professor de Prática de Ensino do Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI ) da Universidade Federal do Pará. 

Veröffentlicht

2013-03-11

Zitationsvorschlag

Manfredo, E. C. G., & Gonçalves, T. O. (2013). SABERES DE FORMADORES DE PROFESSORES EM PESQUISAS SOBRE TRAJETÓRIAS E PRÁTICAS. Em Teia | Revista De Educação Matemática E Tecnológica Iberoamericana, 3(2). Abgerufen von https://periodicos.ufpe.br/revistas/emteia/article/view/2159

Ausgabe

Rubrik

ARTIGOS