Análise da prática de um professor no ensino da matemática: possíveis reflexões em um processo de integração de tecnologias

Autores

  • Tatiani Garcia Neves Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Marilena Bittar Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Palavras-chave:

formação de professores, integração de tecnologias, prática pedagógica, reflexão

Resumo

Este artigo apresenta dados de uma pesquisa desenvolvida com um professor de Matemática em uma escola da rede pública estadual. Nosso objetivo nesse texto é analisar os fatores que podem desencadear a reflexão na prática pedagógica de um professor de Matemática em formação continuada, no ensino de uma atividade relacionada aos pontos notáveis de um triângulo, em um processo de integração de tecnologias. No que concerne à Formação de Professores nossos pressupostos teóricos são as discussões levantadas por Nóvoa e Mizukami. As ideias de Schön sobre a Epistemologia da Prática Reflexiva e do Ensino Prático Reflexivo, nos permitem compreender os momentos em que o professor faz reflexões relativas à sua prática pedagógica. Adotamos os pressupostos metodológicos de uma abordagem qualitativa e, assim, para a coleta de dados nos encontros realizados com o professor, utilizamos entrevistas semiestruturadas, questionário, observação, gravação em áudio, vídeo e notas de campo elaboradas in loco. Os dados foram analisados à luz do modelo analítico de vídeo proposto por Powell, Francisco e Maher e nos revelam a necessidade de se investir em processos de formação com ênfase na reflexão como elemento capaz de oportunizar ao docente um repensar de sua prática pedagógica quando se busca a integração de tecnologias nas aulas.

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Publicado

2015-05-26

Como Citar

Neves, T. G., & Bittar, M. (2015). Análise da prática de um professor no ensino da matemática: possíveis reflexões em um processo de integração de tecnologias. Em Teia | Revista De Educação Matemática E Tecnológica Iberoamericana, 5(3). Recuperado de https://periodicos.ufpe.br/revistas/emteia/article/view/2198

Edição

Seção

ARTIGOS