História dos aritmômetros escolares no ensino primário da matemática no brasil (1883 – 1927)

Autores

  • Luiz Carlos Pais Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Palavras-chave:

materiais didáticos da matemática, método intuitivo, cultura material da escola, recursos didáticos, didática da matemática

Resumo

Este artigo registra aspectos históricos da produção e difusão de materiais didáticos da educação matemática, no contexto brasileiro das últimas décadas do século XIX e início do século XX. Mais especificamente são focalizados os então denominados aritmômetros, usados no quadro de valorização do método intuitivo, reunindo ábacos e outros recursos para o ensino das operações elementares da aritmética e do sistema métrico decimal. As fontes usadas foram relatórios ministeriais, bem como de diretores da instrução pública do município da Corte, regimentos escolares, manuais pedagógicos e livros escolares. O referencial adotado envolve os conceitos de cultura e disciplina escolares, propostos por André Chervel. Foram também usados os conceitos de estratégias e táticas propostos por Michel de Certeau e de apropriação, no sentido definido por Roger Chartier. A pesquisa permitiu constatar que entre os desafios da modernização do ensino da matemática estava o postulado de recorrer a procedimentos intuitivos e experimentais, reduzindo as práticas da memorização. Essa orientação incluía o uso de diversos objetos para ensinar o sistema de numeração, as operações e o sistema métrico. O estudo permitiu compreender que a fase inicial da expansão da educação primária coincide com maior valorização de aspectos práticos e úteis do ensino da matemática, originando um novo discurso em relação às práticas tradicionais.

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Publicado

2014-12-27

Como Citar

Pais, L. C. (2014). História dos aritmômetros escolares no ensino primário da matemática no brasil (1883 – 1927). Em Teia | Revista De Educação Matemática E Tecnológica Iberoamericana, 5(2). Recuperado de https://periodicos.ufpe.br/revistas/emteia/article/view/2201

Edição

Seção

ARTIGOS