Educação matemática comunitária: caminhando nas fronteiras
Schlagworte:
educação matemática, educação comunitária, fronteiras urbanas, postura etnomatemática, Filosofia PolíticaAbstract
Neste artigo, descrevemos alguns dos desafios envolvidos na construção de uma Educação Matemática comunitária dentro dos domínios do Projeto Fronteiras Urbanas. Esse projeto tem sido inovador na medida em que congrega o desenvolvimento crítico das necessidades básicas de três comunidades distintas com uma Postura Etnomatemática (MESQUITA; RESTIVO; D’AMBROSIO, 2011), onde conceitos como: participação crítica, Etnomatemática, violência e fronteiras urbanas, são discutidos por meio da filosofia política. Essa postura nos permite compartilhar a história local do empoderamento, autonomia e sabedoria da situacionalidade de três comunidades participantes do projeto, ou seja, seus conhecimentos sobre seu espaço político. A história local é compartilhada por meio da sistematização de alguns conteúdos coletados com registros de uma etnografia crítica. Em termos lacanianos, nós buscamos simbolizar um conjunto de experiências do mundo da vida que têm sido historicamente negligenciadas na investigação em educação matemática, bem como nas ciências educacionais em geral. Como resultado, este artigo instiga a exploração de escolhas "perturbadoras" na cultura da Educação Matemática.
Literaturhinweise
BALDINO, R.; CABRAL, T. Inclusion and diversity from Hegel-Lacan point of view: Do we desire our desire for change. International Journal of Science and MathematicsEducation, v.4, n. 1, p. 19–43, 2006.
D’AMBROSIO, U. Educação para uma sociedade em transição. São Paulo: Papirus, 1999.
DURKHEIM, E. Le Suicide: étude et sociologie. Paris: Félix Alcan,1897.
FRANCOIS, K. Pro-Latour. Foundations of Science, v. 18, n. 2, p.337-342, 2013.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 28.ed.Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
FREIRE, P. Educação como prática daliberdade. 19.ed.Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1989.
GUTIÉRREZ,R. The sociopolitical turn in mathematics education. Journal for Research in Mathematics Education, v.41, p.1-32,2010.DOI:10.1007/s10699-011-9267-2
HARAWAY, D.J. Situated Knowledges: The Science Question in Feminism and the Privilege of Partial Perspective. In: HARAWAY, D.J. Simians, Cyborgs, and Women:The Reinvention of Nature.London:Free Association, 1991, p. 183–201.
LACAN, J. Thepsychoses: The seminar of Jacques Lacan: Book III. UK: Routledge. 2000
LACLAU, E.;MOUFFE, C. Hegemony and Socialist Strategy: Towards a RadicalDemocratic Politics.London:Verso,1985.LATOUR, B. Reassembling the social: An introduction to actor-network-theory. Oxford: OxfordUniversity, 2005.
LERMAN, S.The social turn in mathematics education research. In: BOALER,J. (Ed.).Multiple perspectives on mathematics teaching and learning.Westport: Ablex, 2000,p. 19-44.
LUNDIN, S. Hating school, loving mathematics: On the ideological function of critique and reform in mathematics education. Educational Studies in Mathematics,v.80, n. 1, p. 73-85, 2012.
MESQUITA, M. Children, Space, and the Urban Street: An Ethnomathematics Posture. Thesis(PhD in in Educational Sciences) Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Nova de Lisboa, Lisboa, 2008. Available at: <http://run.unl.pt/handle/10362/2301>.
MESQUITA,M.;RESTIVO,S.;D’AMBROSIO, U. Asphalt Children and City Streets–A Life, a City, and a Case Study of History, Culture, and Ethnomathematics in São Paulo.Rotterdam: Sense Publishers, 2011.
PAIS, A. Criticisms and contradictions of ethnomathematics.Educational Studies in Mathematics, v.76, n. 2, p. 209–230, 2011.
PAIS, A. A critical approach to equity in mathematics education. In: SKOVSMOSE, O; GREER, B. (Ed.). Opening the Cage: Critique and Politics of Mathematics Education. Rotterdam: Sense, 2012a,p. 49-92.
PAIS, A. A investigação em etnomatemática e os limites da cultura. Reflexão e Ação,v. 20, n. 2, p. 32-48, 2012b.
PAIS, A. An ideology critique of the use-value of mathematics.EducationalStudies in Mathematics, v. 84, n. 1, p. 15-34,2013. DOI 10.1007/s10649-013-9484-4.
PAIS, A.;VALERO, P. Researching research: Mathematics education in the political. Educational Studies in Mathematics,v. 80, n. 1-2,p.9-24, 2012.
RANCIÈRE, J. Disagreement: Politics and Philosophy. Trans. Julie Rose. Minneapolis: University of Minnesota,1995.
SKOVSMOSE, O. Foregrounds and politics of learning obstacles.For the Learning of Mathematics, v. 25, n. 1, p. 4–10, 2005.
VALERO, P. Socio-political perspectives on mathematics education. In:VALERO, P.;ZEVENBERGEN, R. (Ed.).Researching the socio-political dimensions of mathematics education: Issues of power in theory and methodology, Boston: Kluwer, 2004,p. 5-24.
ŽIŽEK, S. The sublime object of ideology. London: Verso,1989.
ŽIŽEK, S. Enjoy your symptom!Jacques Lacan in Hollywood and out. London: Routledge,1992.
ŽIŽEK, S.The Metastases of Enjoyment: Six Essays on Women and Causality. London: Verso Press,1994.
ŽIŽEK, S. The plague of fantasies. London: Verso, 1997.
ŽIŽEK, S. Violence: Sixsideways reflections. New York: Picador,2008.
ŽIŽEK, S. Less than nothing. London: Verso, 2012
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d. Os conteúdos da Revista Em Teia estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
a. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0) License.
b. Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
c. Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work.
d. This license allows reusers to copy and distribute the material in any medium or format in unadapted form only, for noncommercial purposes only, and only so long as attribution is given to the creator.