O raciocínio algébrico no Ensino Fundamental: o debate a partir da visão de quatro estudos
DOI:
https://doi.org/10.36397/emteia.v9i1.235070Schlagworte:
early algebra, Ensino Fundamental, representação pictóricaAbstract
Este artigo tem por objetivo promover uma discussão sobre introdução da álgebra nos anos iniciais, a partir da visão de estudantes – que responderam a um teste envolvendo situações que traziam conceitos elementares da álgebra nelas embebidos ou que participaram por uma intervenção de ensino para trabalhar conceitos funcionais – e de professores pedagogos que atuam nesse nível de escolarização e que participaram de uma formação em serviço. Os conceitos aqui tratados são: sequência de padrões, interpretação de símbolos, equação e relação funcional, cada um deles discutido a partir de uma situação-problema proposta seja aos estudantes, seja a professoras dos anos inicias. Os resultados parciais obtidos nessas quatro situações, em especial no que tange às estratégias utilizadas, enriquecem as discussões do artigo, as quais, sempre que possível, são comparadas com resultados de estudos correlatos. O artigo conclui que é possível introduzir a EA nos anos iniciais escolas, dependendo de como será trabalhado e que a representação pictórica é uma ferramenta poderosa que precisa ser levada em consideração pelo professor. Contudo, não basta propor a introdução de conceitos algébricos nos anos iniciais, tampouco mudar o currículo, é preciso principalmente preparar os professores, responsáveis por implantar efetivamente tal currículo, sobretudo dos anos iniciais.Literaturhinweise
BEDNARZ, N.; KIERAN, C.; LEE, L. Aproaches to Algebra: Perspectives for research and teaching. Boston: Kluwer Academic Publishers, 1996.
BLANTON, M. et al. Early Algebra. In: VICTOR, J. K. (Ed.). Algebra: Gateway to a Technological Future. Columbia/USA: The Mathematical Association of America, 2007, p. 7- 14.
BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais (1a a 4a série): matemática/Secretaria de Educação Fundamental – Brasília: MEC/SEF, 1997.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Referencial curricular nacional para a educação infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998a.
BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática/Secretaria de Educação Fundamental – Brasília: MEC/SEF, 1998b.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/ a-base. Acesso em: 05 maio 2018.
BOOTH, L. R.; COOK, J. Children's difficulties in beginning algebra. In: COXFORD, A. F. (ed.). The ideas of algebra, K-12 (1988 NCTM Yearbook). Reston, VA: National Council of Teachers of Mathematics, 1988. pp. 20-32.
BRIZUELA, B.; MARTINEZ, M.; CAYTON-HODGES, G. The Impact of Early Algebra from a longitudinal intervention. REDIMAT Journal of Research in Mathematics Education. v. 2, n. 2, pp. 209-241, 2013.
CARRAHER, D. W, Symbols. 2017. Disponível em: https://wikis.uit.tufts.edu/confluence/display/ EarlyAlgebraResources/Symbols. Acesso em: 10 jun. 2017.
CARRAHER, D.W.; SCHLIEMANN, A. D. Powerful Ideas in Elementary School Mathematics. Handbook of International Research in Mathematics Education. New York: Routledge, 2016.
CANAVARRO, A.P. O pensamento algébrico na aprendizagem da Matemática nos primeiros anos. Quadrante, v. I, XVI, n. 2, pp. 81-118, 2007.
COXFORD, A. F.; SHULTE, A. P. (Org). As ideias da álgebra. São Paulo: Atual, 1995.
JERÔNIMO, A. C. Competências e Estratégias Dos Estudantes do 6º E 9º anos do Ensino Fundamental ao Lidarem com Situações - Problema Envolvendo Conceitos de Álgebra Elementar. Dissertação em andamento (Mestrado em Educação Matemática) – Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus.
KAPUT, J. A research base for algebra reform: does one exist. In: D. Owens, M. Reed, & G. M. Millsaps (Eds.). Proceedings of the 17th Annual Meeting of the North American Chapter of the International Group for the Psychology of Mathematics Education (Vol. 1, pp. 71–94). Columbus, OH: The ERIC Clearinghouse for Science, Mathematics, and Environmental Education, 1995.
KIERAN, C. The learning and teaching of school algebra. In: GROUWS, D. (ed.). Handbook of research on mathematics teaching and learning. NY: MacMillan, 1992. pp. 390–419.
LINS, R. C.; GIMENEZ, J. Perspectivas em aritmética e álgebra para o século XXI. Campinas, SP: Papirus, 1997.
LUNA, A.; SOUZA, C. Discussões sobre o ensino de álgebra nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Educação Matemática Pesquisa. São Paulo, v. 15, n. 4, 2013.
MERINO, E.; CAÑADAS, M. C.; MOLINA, M. Uso de representaciones y patrones por alumnos de quinto de educación primaria en una tarea de generalización. Edma 0-6: Educación Matemática en la Infancia, v. 2, n. 1, pp. 24-40, 2013.
MERLINI, V.; MAGINA, S.; PIRES, R.; TEIXEIRA, C. Algebraic reasoning before learning algebra in school. In: 13th International Congress on Mathematical Education ICME-13. Hamburgo, 2016.
NATIONAL COUNCIL FO TEACHER OF MATHEMATICS/NCTM. Princípios e Normas para a Matemática Escolar. Trabalho original publicado em 2000. Tradução da Associação de Professores de Matemática (APM). Lisboa: Associação de Professores de Matemática e Instituto de lnovação Educacional, 2007.
OLIVEIRA, C.F. Formação Continuada de Professores e a Early Algebra: uma intervenção híbrida. Dissertação em andamento (Mestrado em Educação Matemática) – Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus.
PORTO, R. Early Algebra: prelúdio da álgebra por estudantes do 3o e 5o anos do Ensino Fundamental. 2018. 181p. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus, 2018.
POST, T. R.; BEHR, M. J.; LESH, R. A proporcionalidade e o desenvolvimento de noções pré-álgebra. In: COXFORD, A. F.; SHULTE, A. P. (Org.). As idéias da álgebra (Hygino H. Domingues, trad.). São Paulo: Atual, 1995. pp. 89-103.
SCHLIEMANN, A.; CARRAHER, D.W.; BRIZUELA, B.; PENDEXTER, W. Solving algebra problems before algebra instruction. Second Early Algebra Meeting. University of Massachusetts at Dartmouth/Tufts University, 1998.
SCHLIEMANN, A. D.; CARRAHER, D. W.; BRIZUELA, B. M. Bringing Out the Algebraic Character of Arithmetic: From Children's Ideas to Classroom Practice. 1a ed. USA: Lawrence Erlbaum Associates, 2007.
SCHLIEMANN, A. D.; CARRAHER, D. W.; BRIZUELA, B.; DARRELL E. Algebra in elementary school. RDM, pp. 107-122, 2012.
SCHLIEMANN, A.; CARRAHER, D.W.; GOODROW, A.; CADDLE, M.; PORTER, M. Equations in elementary school. In: LINDMEIER, A. M.; HEINZE, A. (Eds.). Proceedings of the 37th Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education, v. 4, pp. 161-168. Kiel, Germany: PME, 2013.
SILVA, D.; SAVIOLI, A. Caracterizações do pensamento algébrico em tarefas realizadas por estudantes do ensino fundamental I. Revista Eletrônica de Educação, São Carlos. v. 6, n. 1, pp. 206-222, 2012.
SOCAS, M.M.; CARNACHO, M.; PALAREA, M.; HERNÁNDEZ, J. Iniciación al álgebra. 1a ed. Madrid: Editorial Sintesis, 1996.
TEIXEIRA, C. A introdução do raciocínio funcional no 5º ano do Ensino Fundamental: uma proposta de intervenção. 2016. 149 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus, 2016.
THOMPSON, F. M. O ensino de álgebra para a criança mais nova. In: COXFORD, A. F.; SHULTE, A. P. (Org.). As idéias da álgebra (Hygino H. Domingues, trad.). São Paulo: Atual, 1995. pp. 79-103.
VERGNAUD, G. Multiplicative Structures. Paris: Greco Didactique, 1988.
VERGNAUD, G. The nature of mathematical concepts. In: NUNES, T.; BRYANT, P. (Ed.). Learning and Teaching Mathematics. Londres: Psycology Press, 1997.
VERGNAUD, G. A Comprehensive Theory of Representation for Mathematics Education. Journal of Mathematical Behavior, v. 2, n. 17, p. 167–181, 1998.
VIGOTSKI, L. A Construção do Pensamento e da Linguagem (Paulo Bezerra, trad.). São Paulo: Martins Fontes, 2001.
YAMANAKA, O.; MAGINA, S. Um estudo da “Early Algebra” sob a luz da Teoria dos Campos Conceituais de Gerard Vergnaud. In: ENCONTRO PAULISTA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (EPEM), 2008, Bauru. São Paulo. Anais... SBEM/SBEM-SP, 2008.
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d. Os conteúdos da Revista Em Teia estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
a. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0) License.
b. Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
c. Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work.
d. This license allows reusers to copy and distribute the material in any medium or format in unadapted form only, for noncommercial purposes only, and only so long as attribution is given to the creator.