Novas tecnologias, novas demonstrações, novos caminhos para a matemática e a educação matemática

Autor/innen

  • Duelci Aparecido de Freitas Vaz Pontifícia Universidade Católica de Goiás; Instituto Federal de Goiás
  • Júlio Cesar Saavedra Vásquez Instituto Federal de Goiás
  • Joelmir Divino Carlos Feliciano Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.36397/emteia.v10i3.241388

Schlagworte:

tecnologias, matemática, educação matemática

Abstract

Investigamos três eventos importantes da história da matemática com a finalidade de estabelecer uma relação entre produção tecnológica e produção de conhecimento matemático. A última conjectura de Kepler, o teorema das quatro cores e o problema booleano dos trios pitagóricos são problemas cujas soluções apontam uma mudança da metodologia da matemática utilizada para demonstrar teoremas, que exigem um número muito grande de cálculos, em alguns casos, tarefa impossível de ser realizada por humanos em tempo hábil, sem o auxilio de um software potente. Identificamos a partir da análise dos fatos relacionados à resolução desses problemas a existência de um processo dialético no sentido de que a tecnologia, neste caso softwares, é uma ferramenta que auxilia a transformação do pensamento matemático, como uma remodelagem recíproca, desenvolvida historicamente. Por fim, sugerimos que em problemas elementares também é possível, a partir da utilização de softwares, a descoberta de caminhos alternativos para demonstrar teoremas matemáticos, apresentando, para este fim, uma Investigação Matemática com o Geogebra como uma possibilidade metodológica de ensino-aprendizagem de Matemática.

Autor/innen-Biografien

Duelci Aparecido de Freitas Vaz, Pontifícia Universidade Católica de Goiás; Instituto Federal de Goiás

Graduado em Licenciatura em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (1989). Mestre em Matemática pela Universidade Federal de Goiás (1996). Doutor em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista-Câmpus de Rio Claro-SP (2007). É professor adjunto da Pontifícia Universidade Católica de Goiás desde o ano de 1996. Tem ampla experiência no ensino da Matemática. Lecionou Matemática em todas as séries do ensino fundamental e médio. No ensino superior atua nos cursos de formação de professor de Matemática e Física da Pontifícia Universidade Católica de Goiás e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás. Desenvolve pesquisa em Educação Matemática nos seguintes campos: Ensino e Aprendizagem da Matemática, História e Filosofia da Matemática. Na Pós Graduação, é orientador do programa de Mestrado em Ensino de ciência e Educação Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - Campus Jatai e do programa de Pós Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, na linha de Educação Matemática articulada com a linha do ensino desenvolvimental de Davydov. Foi coordenador do curso de Licenciatura em Matemática no período de 2001 a 2003 e 2011 até os dias atuais. Coordena o Núcleo de Estudo e Pesquisa em Educação Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (NEPEM/IFG). É membro fundador do Instituto Geogebra de Goiás. É professor da Faculdade de Inhumas-Goiás.

Júlio Cesar Saavedra Vásquez, Instituto Federal de Goiás

Possui mestrado em Matemática pela Universidade de Brasília (1997) e doutorado em Matemática Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (2005). Desde 2006 até 2008 exerceu o cargo de coordenador do curso de matemática da Universidade Católica de Goiás . Até 2010 foi professor adjunto. A partir de 2010 inciou sua carreira profissional como funcionário público federal no IFG, onde até 2012 desempenhou o cargo de Coordenador Acadêmico. Tem experiência na área de Matemática Aplicada, com ênfase em BioMatematica, atuando principalmente na área de Simulação de impacto Ambiental. Mestre em Matemática na área de teoria qualitativa e quantitativa de E.D.O. Graduado em matemática pela Universidade Peruana Cayetano Heredia de Lima. 1991 .Lima-Peru

Joelmir Divino Carlos Feliciano, Universidade Federal de Goiás

Possui graduação em Bacharelado e Licenciatura Em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2000) e mestrado em Estatística pela Universidade de São Paulo (2006). Atualmente é contrato clt da Faculdade Sul-Americana, professor assistente da Pontifícia Universidade Católica de Goiás e professor adjunto da Universidade Federal de Goiás. Tem experiência na área de Probabilidade e Estatística, com ênfase em Probabilidade e Estatística Aplicadas, atuando principalmente nos seguintes temas: probabilidade, teoria da decisão conjunta, estatística, função de distribuição e teorema do limite central.

Literaturhinweise

BORBA, M. C.; PENTEADO, M. G. Informática e Educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.

BUENO, D. C. Educação e tecnologia no estado de Goiás: o projeto formativo de professores multiplicadores do Programa Nacional de Informática na Educação na concepção dos formadores. 2017. 147 f. Dissertação (Mestrado em Educação) -Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2017.

CYSNEIROS, P. G. Novas Tecnologias na Sala de Aula: Melhoria do Ensino ou Inovação Conservadora? In: IX ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICAS DE ENSINO -ENDIPE. Águas de Lindóia, São Paulo, maio de 1998. Anais II, vol. 1/1, p. 199-216. Republicado em: Revista Informática Educativa, Bogotá, Colômbia, Universidad de los Andres, v. 12, n.1, p. 11-24, Mayo 1999.

ECHALAR, A. D. L. F.; PEIXOTO, J. Inclusão excludente e utopia digital: a formação docente no Programa Um Computador por Aluno. Educar em Revista(Impresso), Curitiba, v. 61, p. 205-222, 2016.

MARCON, M. A. da C. The relations between technology and education in academics production and teachers training at Proinfo. 2015. 96 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) -Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2015.

PEIXOTO, J. Alguns mitos sobre a tecnologia e a inovação pedagógica. In: SILVA, F. de C. T.; KASSAR, M. de C. M. (Org.). Escrita da pesquisa em educação no centro-oeste. Campo Grande: Ed. Oeste, 2012. v. 1, p. 135-145.

SANCHO, J. M.; HERNÁNDEZ, F. Tecnologias para transformar a educação. Tradução de Valério Campos. Porto Alegre: Artmed, 2006. p. 15-41.

SILVA, S. P. da. O processo de implementação das políticas educacionais e repercussões nas formas de gestão da escola e no processo de ensino-aprendizagem: oPacto pela Educação em Goiás. 2014. 249f. Tese (Doutorado em Educação)–Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2014.

SOUZA, L. O Teorema das Quatro Cores. Millenium,Viseu/Portugal, (Online), v.24, n.12. p. 125-151, 2001. Disponível em: http://www.ipv.pt/millenium/Millenium24/12.pdf. Acesso em: 15 out. 2019.

VAZ, D. A. F. Experimentando, Conjecturando, Formalizando e Generalizando:articulando investigação Matemática com o GeoGebra. Educativa. Goiânia. Editora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, v.15. n. 1. p. 39-51, jan./jun., 2012.

VAZ, D. A. F., VASCONCELOS, J. E. S.;FILHO, O. O. F. Investigação Matemática com o GeoGebra em uma Propriedade dos Polígonos. RPMO(Online), Rio de Janeiro, v 3, n. 1. p. 1-18, 2016.

VAZ,D.A.F.; VASQUEZ, J. C. S. Utilizando a investigação matemática com o GeoGebra para caracterizar funções de uma variável real que são inversas de si mesmas. Educativa, Goiânia (Online), v. 18, p. 656-668, 2015.

Veröffentlicht

2019-12-13

Zitationsvorschlag

Vaz, D. A. de F., Vásquez, J. C. S., & Feliciano, J. D. C. (2019). Novas tecnologias, novas demonstrações, novos caminhos para a matemática e a educação matemática. Em Teia | Revista De Educação Matemática E Tecnológica Iberoamericana, 10(3). https://doi.org/10.36397/emteia.v10i3.241388

Ausgabe

Rubrik

ARTIGOS