Novas tecnologias, novas demonstrações, novos caminhos para a matemática e a educação matemática

Authors

  • Duelci Aparecido de Freitas Vaz Pontifícia Universidade Católica de Goiás; Instituto Federal de Goiás
  • Júlio Cesar Saavedra Vásquez Instituto Federal de Goiás
  • Joelmir Divino Carlos Feliciano Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.36397/emteia.v10i3.241388

Keywords:

technologies, Mathematics, Mathematics education

Abstract

We investigate three important events in the history of mathematics in order to establish a relation between  technological  production  and  the production  of  mathematical  knowledge.  Kepler's  last conjecture, the four-color theorem, and the Boolean problem of the Pythagorean trios are problems whose solutions point to a change in the mathematical methodology used to demonstrate theorems, which require a very large number of calculations, in some cases an impossible task be performed by humans in a timely manner without the aid of powerful software. We identify from the analysis of the facts related to the resolution of these problems the existence of a dialectical process in the sense that technology, in this case softwares, is a tool that helps the transformation of mathematical thinking, as a reciprocal  remodeling,  developed  historically.  Finally,  we  suggest  that  in  elementary  proalso  possible,  from  the  use  of  softwares,  the  discovery  of  alternative  ways  to  demonstrate mathematical theorems, presenting, for this purpose, a Mathematical Investigation with GeoGebra as a methodological possibility of teaching-learning of Mathematics.

Author Biographies

Duelci Aparecido de Freitas Vaz, Pontifícia Universidade Católica de Goiás; Instituto Federal de Goiás

Graduado em Licenciatura em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (1989). Mestre em Matemática pela Universidade Federal de Goiás (1996). Doutor em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista-Câmpus de Rio Claro-SP (2007). É professor adjunto da Pontifícia Universidade Católica de Goiás desde o ano de 1996. Tem ampla experiência no ensino da Matemática. Lecionou Matemática em todas as séries do ensino fundamental e médio. No ensino superior atua nos cursos de formação de professor de Matemática e Física da Pontifícia Universidade Católica de Goiás e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás. Desenvolve pesquisa em Educação Matemática nos seguintes campos: Ensino e Aprendizagem da Matemática, História e Filosofia da Matemática. Na Pós Graduação, é orientador do programa de Mestrado em Ensino de ciência e Educação Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - Campus Jatai e do programa de Pós Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, na linha de Educação Matemática articulada com a linha do ensino desenvolvimental de Davydov. Foi coordenador do curso de Licenciatura em Matemática no período de 2001 a 2003 e 2011 até os dias atuais. Coordena o Núcleo de Estudo e Pesquisa em Educação Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (NEPEM/IFG). É membro fundador do Instituto Geogebra de Goiás. É professor da Faculdade de Inhumas-Goiás.

Júlio Cesar Saavedra Vásquez, Instituto Federal de Goiás

Possui mestrado em Matemática pela Universidade de Brasília (1997) e doutorado em Matemática Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (2005). Desde 2006 até 2008 exerceu o cargo de coordenador do curso de matemática da Universidade Católica de Goiás . Até 2010 foi professor adjunto. A partir de 2010 inciou sua carreira profissional como funcionário público federal no IFG, onde até 2012 desempenhou o cargo de Coordenador Acadêmico. Tem experiência na área de Matemática Aplicada, com ênfase em BioMatematica, atuando principalmente na área de Simulação de impacto Ambiental. Mestre em Matemática na área de teoria qualitativa e quantitativa de E.D.O. Graduado em matemática pela Universidade Peruana Cayetano Heredia de Lima. 1991 .Lima-Peru

Joelmir Divino Carlos Feliciano, Universidade Federal de Goiás

Possui graduação em Bacharelado e Licenciatura Em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2000) e mestrado em Estatística pela Universidade de São Paulo (2006). Atualmente é contrato clt da Faculdade Sul-Americana, professor assistente da Pontifícia Universidade Católica de Goiás e professor adjunto da Universidade Federal de Goiás. Tem experiência na área de Probabilidade e Estatística, com ênfase em Probabilidade e Estatística Aplicadas, atuando principalmente nos seguintes temas: probabilidade, teoria da decisão conjunta, estatística, função de distribuição e teorema do limite central.

References

BORBA, M. C.; PENTEADO, M. G. Informática e Educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.

BUENO, D. C. Educação e tecnologia no estado de Goiás: o projeto formativo de professores multiplicadores do Programa Nacional de Informática na Educação na concepção dos formadores. 2017. 147 f. Dissertação (Mestrado em Educação) -Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2017.

CYSNEIROS, P. G. Novas Tecnologias na Sala de Aula: Melhoria do Ensino ou Inovação Conservadora? In: IX ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICAS DE ENSINO -ENDIPE. Águas de Lindóia, São Paulo, maio de 1998. Anais II, vol. 1/1, p. 199-216. Republicado em: Revista Informática Educativa, Bogotá, Colômbia, Universidad de los Andres, v. 12, n.1, p. 11-24, Mayo 1999.

ECHALAR, A. D. L. F.; PEIXOTO, J. Inclusão excludente e utopia digital: a formação docente no Programa Um Computador por Aluno. Educar em Revista(Impresso), Curitiba, v. 61, p. 205-222, 2016.

MARCON, M. A. da C. The relations between technology and education in academics production and teachers training at Proinfo. 2015. 96 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) -Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2015.

PEIXOTO, J. Alguns mitos sobre a tecnologia e a inovação pedagógica. In: SILVA, F. de C. T.; KASSAR, M. de C. M. (Org.). Escrita da pesquisa em educação no centro-oeste. Campo Grande: Ed. Oeste, 2012. v. 1, p. 135-145.

SANCHO, J. M.; HERNÁNDEZ, F. Tecnologias para transformar a educação. Tradução de Valério Campos. Porto Alegre: Artmed, 2006. p. 15-41.

SILVA, S. P. da. O processo de implementação das políticas educacionais e repercussões nas formas de gestão da escola e no processo de ensino-aprendizagem: oPacto pela Educação em Goiás. 2014. 249f. Tese (Doutorado em Educação)–Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2014.

SOUZA, L. O Teorema das Quatro Cores. Millenium,Viseu/Portugal, (Online), v.24, n.12. p. 125-151, 2001. Disponível em: http://www.ipv.pt/millenium/Millenium24/12.pdf. Acesso em: 15 out. 2019.

VAZ, D. A. F. Experimentando, Conjecturando, Formalizando e Generalizando:articulando investigação Matemática com o GeoGebra. Educativa. Goiânia. Editora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, v.15. n. 1. p. 39-51, jan./jun., 2012.

VAZ, D. A. F., VASCONCELOS, J. E. S.;FILHO, O. O. F. Investigação Matemática com o GeoGebra em uma Propriedade dos Polígonos. RPMO(Online), Rio de Janeiro, v 3, n. 1. p. 1-18, 2016.

VAZ,D.A.F.; VASQUEZ, J. C. S. Utilizando a investigação matemática com o GeoGebra para caracterizar funções de uma variável real que são inversas de si mesmas. Educativa, Goiânia (Online), v. 18, p. 656-668, 2015.

Published

2019-12-13

How to Cite

Vaz, D. A. de F., Vásquez, J. C. S., & Feliciano, J. D. C. (2019). Novas tecnologias, novas demonstrações, novos caminhos para a matemática e a educação matemática. Em Teia | Revista De Educação Matemática E Tecnológica Iberoamericana, 10(3). https://doi.org/10.36397/emteia.v10i3.241388

Issue

Section

ARTIGOS