Raciocínio intuitivo e equações de recorrência: um instrumento para o aprendizado de indução finita no Ensino Médio

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.36397/emteia.v11i1.243642

Schlagworte:

padrões, conjectura, sequências

Abstract

Este artigo é um resumo de uma dissertação na qual é apresentada uma sequência didática elaborada para um grupo de estudantes do 1º ano do ensino médio, na faixa etária de 15 a 18 anos. O trabalho apresenta uma metodologia de ensino de Indução Finita e tem como objetivo mostrar a existência de conteúdos que são prazerosos e revelam uma nova face da Matemática. O raciocínio intuitivo é a principal ferramenta empregada na abordagem desse conteúdo, o qual é desenvolvido por meio de analogias com fatos concretos, através de atividades que estimulam a formação de conjecturas utilizando o trabalho com padrões.

Autor/innen-Biografie

Ednaldo Hermes da Silva, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Mestre em Matemática. Professor assistente da Universidade Federal do São Francisco

Literaturhinweise

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais, 5ª a 8ª séries. Brasília, 1998.

CARNEIRO, V. C. G. Engenharia didática: um referencial para ação investigativa e para formação de professores de matemática. Zetetike, Campinas, v. 13, n. 1, p. 87-120, fevereiro 2009.

COURANT, R.; ROBINS, H. O que é matemática. 4. ed. São Paulo: Ciência Moderna Ltda., 2000.

HEFEZ, A. Aritmética. Rio de Janeiro: SBM, 2011.

JANOS, M. Matemática e natureza. São Paulo: Livraria da Física, 2009.

LORENZATO, S. Para aprender matemática. 3. ed. Campinas, SP: Autores Associados,2010.

NÓBREGA, L. X. G. Princípio da Indução Matemática no Ensino Médio. 2013. 61 f. Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional, SBM. UFRN, Centro de Ciências Exatas e da Terra. Natal, 2013.

VALE, I. Padrões em contextos figurativos: um caminho para a generalização em matemática. REVEMAT. Florianópolis, v. 08, n. 2, p. 64-81, 2013.

ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.

Veröffentlicht

2020-07-18

Zitationsvorschlag

Silva, E. H. da. (2020). Raciocínio intuitivo e equações de recorrência: um instrumento para o aprendizado de indução finita no Ensino Médio. Em Teia | Revista De Educação Matemática E Tecnológica Iberoamericana, 11(1). https://doi.org/10.36397/emteia.v11i1.243642

Ausgabe

Rubrik

ARTIGOS