Raciocínio intuitivo e equações de recorrência: um instrumento para o aprendizado de indução finita no Ensino Médio

Autori

DOI:

https://doi.org/10.36397/emteia.v11i1.243642

Parole chiave:

padrões, conjectura, sequências

Abstract

Este artigo é um resumo de uma dissertação na qual é apresentada uma sequência didática elaborada para um grupo de estudantes do 1º ano do ensino médio, na faixa etária de 15 a 18 anos. O trabalho apresenta uma metodologia de ensino de Indução Finita e tem como objetivo mostrar a existência de conteúdos que são prazerosos e revelam uma nova face da Matemática. O raciocínio intuitivo é a principal ferramenta empregada na abordagem desse conteúdo, o qual é desenvolvido por meio de analogias com fatos concretos, através de atividades que estimulam a formação de conjecturas utilizando o trabalho com padrões.

Biografia autore

Ednaldo Hermes da Silva, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Mestre em Matemática. Professor assistente da Universidade Federal do São Francisco

Riferimenti bibliografici

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais, 5ª a 8ª séries. Brasília, 1998.

CARNEIRO, V. C. G. Engenharia didática: um referencial para ação investigativa e para formação de professores de matemática. Zetetike, Campinas, v. 13, n. 1, p. 87-120, fevereiro 2009.

COURANT, R.; ROBINS, H. O que é matemática. 4. ed. São Paulo: Ciência Moderna Ltda., 2000.

HEFEZ, A. Aritmética. Rio de Janeiro: SBM, 2011.

JANOS, M. Matemática e natureza. São Paulo: Livraria da Física, 2009.

LORENZATO, S. Para aprender matemática. 3. ed. Campinas, SP: Autores Associados,2010.

NÓBREGA, L. X. G. Princípio da Indução Matemática no Ensino Médio. 2013. 61 f. Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional, SBM. UFRN, Centro de Ciências Exatas e da Terra. Natal, 2013.

VALE, I. Padrões em contextos figurativos: um caminho para a generalização em matemática. REVEMAT. Florianópolis, v. 08, n. 2, p. 64-81, 2013.

ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.

Pubblicato

2020-07-18

Come citare

Silva, E. H. da. (2020). Raciocínio intuitivo e equações de recorrência: um instrumento para o aprendizado de indução finita no Ensino Médio. Em Teia | Revista De Educação Matemática E Tecnológica Iberoamericana, 11(1). https://doi.org/10.36397/emteia.v11i1.243642

Fascicolo

Sezione

ARTIGOS