Interatividade entre usuário e tecnologia nas etapas de modelagem matemática
um olhar para produções de modelagem com tecnologias na Educação Matemática
DOI:
https://doi.org/10.51359/2177-9309.2025.259121Schlagworte:
Modelo Matemático, Modelagem Matemática, Tecnologia Digital, InteratividadeAbstract
A interatividade entre usuário e tecnologia vem se fortalecendo à medida que essa se acopla ao fazer humano. Avaliar essa a interação em níveis ou categorias gera diversos entendimentos sobre o desenvolvimento de atividades de Modelagem Matemática com vistas à aprendizagem mediada pela tecnologia. Investigar que níveis de interatividade usuário-recurso-digital nas etapas da Modelagem Matemática são atingidos em atividades de modelagem descritas em produções acadêmicas na Educação Matemática é o objetivo central deste estudo. Caracterizada como uma pesquisa de natureza qualitativa, adaptamos o modelo de interatividade proposto por Beauchamp e Kennewell (2010) e a classificação dada por Oliveira (2012) para avaliar a interatividade das tecnologias em atividades de Modelagem Matemática em 16 produções acadêmicas brasileiras. Dos resultados, evidenciamos características de interatividade segundo o nível de envolvimento tecnológico, percebidas como: técnica, física e conceitual. Enfim, distinguimos critérios que favorecem alcançar níveis de interação nas etapas da modelagem da Educação Matemática.
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