Interatividade entre usuário e tecnologia nas etapas de modelagem matemática

um olhar para produções de modelagem com tecnologias na Educação Matemática

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.51359/2177-9309.2025.259121

Palabras clave:

Modelo Matemático, Modelagem Matemática, Tecnologia Digital, Interatividade

Resumen

A interatividade entre usuário e tecnologia vem se fortalecendo à medida que essa se acopla ao fazer humano. Avaliar essa a interação em níveis ou categorias gera diversos entendimentos sobre o desenvolvimento de atividades de Modelagem Matemática com vistas à aprendizagem mediada pela tecnologia. Investigar que níveis de interatividade usuário-recurso-digital nas etapas da Modelagem Matemática são atingidos em atividades de modelagem descritas em produções acadêmicas na Educação Matemática é o objetivo central deste estudo. Caracterizada como uma pesquisa de natureza qualitativa, adaptamos o modelo de interatividade proposto por Beauchamp e Kennewell (2010) e a classificação dada por Oliveira (2012) para avaliar a interatividade das tecnologias em atividades de Modelagem Matemática em 16 produções acadêmicas brasileiras. Dos resultados, evidenciamos características de interatividade segundo o nível de envolvimento tecnológico, percebidas como: técnica, física e conceitual.  Enfim, distinguimos critérios que favorecem alcançar níveis de interação nas etapas da modelagem da Educação Matemática.

Biografía del autor/a

Manuel Jesus Mamani Lopez, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Graduado em Engenharia em Informática pela universidade Continental (Peru, 2009), também é graduado como Licenciado em Matemática pela universidade "Nacional del Centro del Peru" (UNCP, Peru, 2009), ambos revalidados no Brasil como Bacharelo em Informática e Licenciado em Matemática, pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) respectivamente. Tem um mestrado em Gestão Educativa (UNCP, Peru, 2007), outra em maestria em Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR, 2016), atualmente é doutorando na Universidade Estadual de Maringá (UEM) na área de Ciências e Educação Matemática (PCM). Nos últimos anos, foi professor titular na área de Matemática e Informática no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC, Pr.).

Lilian Akemi Kato, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Graduada em Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (1992), mestre em Matemática pela Universidade de São Paulo (1996) e doutora em Matemática Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (2004). Atualmente é professora associada da Universidade Estadual de Maringá atuando como docente no Departamento de Matemática e no Programa de Pós Graduação em Educação para a Ciência e Matemática. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Biomatemática, atuando principalmente nos seguintes temas: modelagem matemática e ensino de Ciências e Educação Matemática.

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Publicado

2025-05-22

Cómo citar

Lopez, M. J. M., & Kato, L. A. (2025). Interatividade entre usuário e tecnologia nas etapas de modelagem matemática: um olhar para produções de modelagem com tecnologias na Educação Matemática. Em Teia | Revista De Educação Matemática E Tecnológica Iberoamericana, 16(1), 1–26. https://doi.org/10.51359/2177-9309.2025.259121