Pensamento computacional e algébrico em coleções de livros didáticos: possibilidades de implementação do proposto na BNCC

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.51359/2177-9309.2024.264088

Schlagworte:

Pensamento Algébrico, Pensamento Computacional, generalização, algoritmo, fluxograma

Abstract

Este trabalho tem por objetivo caracterizar como as habilidades relacionadas a construção de algoritmos, propostas na Base Nacional Comum Curricular, em particular, na unidade álgebra, são contempladas nos livros didáticos de Matemática destinados aos Anos Finais do Ensino Fundamental, aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático/2024. Trata-se de uma pesquisa de natureza bibliográfica, delineada sob pressupostos de uma abordagem qualitativa. Para organização e análise dos dados fundamentou-se na Análise de Conteúdo, considerando as seguintes categorias: conceitos/pilares do pensamento computacional - abstração, identificação de padrões, decomposição, algoritmo; e, representações utilizadas para construção e/ou execução de algoritmos. A análise dos dados permitiu concluir que, quanto aos conceitos/pilares do pensamento computacional, das situações categorizadas, 84 possibilitam explorar, abstração e construção e/ou execução do algoritmo. Entretanto, apenas 20 permitem explorar os quatro conceitos/pilares deste pensamento. Ainda, em relação as representações utilizadas na construção e/ou execução do algoritmo, das 85 situações categorizadas, uma situação explora a construção do algoritmo em linguagem escrita e em fluxograma/esquema; três exploram a construção do algoritmo em linguagem de programação, 10 exploram a construção do algoritmo em linguagem natural; e, 71 exploram a construção e/ou execução do algoritmo em fluxograma/esquema. Entende-se que os professores precisarão buscar outros recursos para desenvolver as habilidades relacionadas a construção de algoritmos em suas diferentes representações, bem como as relações entre os pensamentos algébrico e computacional.

Autor/innen-Biografien

Janaina Teixeira Leão Perceval, Universidade Federal de Santa Maria

Mestranda em Educação Matemática e Ensino de Física

Maria Arlita da Silveira Soares, Universidade Federal do Pampa, Caçapava do Sul-RS, Brasil

Doutorado em Educação nas Ciências

 

Leugim Corteze Romio, Universidade Federal do Pampa, Caçapava do Sul-RS, Brasil

 Doutorado em Física

Vaneza de Carli Tibulo, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Brasil

Doutorado em Educação em Ciências

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Veröffentlicht

2024-12-10

Zitationsvorschlag

Perceval, J. T. L., Soares, M. A. da S., Romio, L. C., & Tibulo, V. de C. (2024). Pensamento computacional e algébrico em coleções de livros didáticos: possibilidades de implementação do proposto na BNCC. Em Teia | Revista De Educação Matemática E Tecnológica Iberoamericana, 15(2), 38–58. https://doi.org/10.51359/2177-9309.2024.264088