Pensamento computacional e algébrico em coleções de livros didáticos: possibilidades de implementação do proposto na BNCC
DOI:
https://doi.org/10.51359/2177-9309.2024.264088Schlagworte:
Pensamento Algébrico, Pensamento Computacional, generalização, algoritmo, fluxogramaAbstract
Este trabalho tem por objetivo caracterizar como as habilidades relacionadas a construção de algoritmos, propostas na Base Nacional Comum Curricular, em particular, na unidade álgebra, são contempladas nos livros didáticos de Matemática destinados aos Anos Finais do Ensino Fundamental, aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático/2024. Trata-se de uma pesquisa de natureza bibliográfica, delineada sob pressupostos de uma abordagem qualitativa. Para organização e análise dos dados fundamentou-se na Análise de Conteúdo, considerando as seguintes categorias: conceitos/pilares do pensamento computacional - abstração, identificação de padrões, decomposição, algoritmo; e, representações utilizadas para construção e/ou execução de algoritmos. A análise dos dados permitiu concluir que, quanto aos conceitos/pilares do pensamento computacional, das situações categorizadas, 84 possibilitam explorar, abstração e construção e/ou execução do algoritmo. Entretanto, apenas 20 permitem explorar os quatro conceitos/pilares deste pensamento. Ainda, em relação as representações utilizadas na construção e/ou execução do algoritmo, das 85 situações categorizadas, uma situação explora a construção do algoritmo em linguagem escrita e em fluxograma/esquema; três exploram a construção do algoritmo em linguagem de programação, 10 exploram a construção do algoritmo em linguagem natural; e, 71 exploram a construção e/ou execução do algoritmo em fluxograma/esquema. Entende-se que os professores precisarão buscar outros recursos para desenvolver as habilidades relacionadas a construção de algoritmos em suas diferentes representações, bem como as relações entre os pensamentos algébrico e computacional.
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