Concepções de números irracionais na perspectiva da aprendizagem significativa

Autori

DOI:

https://doi.org/10.51359/2177-9309.2021.245197

Parole chiave:

números irracionais, aprendizagem significativa, mapeamento de concepções

Abstract

O objetivo deste trabalho foi investigar as concepções de alunos do 1º ano do Ensino Médio sobre os números irracionais. O foco da investigação foi metodologicamente qualitativo. Utilizamos a teoria da aprendizagem significativa de Ausubel (1968) para subsidiar a análise dos dados. Os resultados desta pesquisa apontam os números irracionais associados com: dízimas periódicas, representação decimal, números não exatos, números feios e números negativos. Os alunos não compreendem o significado do estudo dos números irracionais. Os poucos alunos que mencionam a importância do estudo apresentam justificativas fundamentadas na necessidade do conhecimento para passar no vestibular. O estudo dos números irracionais causa desmotivação entre os alunos que, muitas vezes, não atribuem significado a esse conhecimento. Como implicações pedagógicas desse estudo, é preciso considerar como primordiais a atuação do professor em sala de aula. Não se trata apenas de novas metodologias de ensino, mas a maneira como as estratégias adotadas serão utilizadas para banir a aprendizagem baseada na memorização e reprodução.

Biografie autore

Mônica Lana da Paz, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais. IFMG - Campus Ibirité

Licenciada em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2002) com Especialização Lato sensu em Educação Matemática, Mestre em Educação Tecnológica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (2008), Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2013) / linha de pesquisa: Educação Matemática. Atualmente é professora/pesquisadora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem e Formação Docente.

José Sérgio Domingues, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais. IFMG - Campus Formiga

Doutor em Engenharia Mecânica/Bioengenharia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestre em Modelagem Matemática e Computacional pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), onde pesquisou sobre a modelagem matemática e computacional no desenvolvimento de tumores. Atualmente é Professor/Pesquisador no Instituto Federal de Minas Gerais - IFMG Campus Formiga, coordenador do curso de Graduação em Matemática do campus, coeditor do periódico ForScience e revisor de periódicos nacionais e internacionais.

Kálita Gonçalves da Fonseca, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais. IFMG

Licenciada em Matemática/IFMG

Marcela Carvalho Gonçalves, Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI

Mestra em Matemática/UNIFEI

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Pubblicato

2021-05-06

Come citare

Paz, M. L. da, Domingues, J. S., Fonseca, K. G. da, & Gonçalves, M. C. (2021). Concepções de números irracionais na perspectiva da aprendizagem significativa. Em Teia | Revista De Educação Matemática E Tecnológica Iberoamericana, 12(1). https://doi.org/10.51359/2177-9309.2021.245197

Fascicolo

Sezione

ARTIGOS