Use of the computer laboratory in the education of youth and adults with disabilities

Authors

DOI:

https://doi.org/10.51359/2177-9309.2024.263872

Keywords:

Cyberculture, Inclusive education, Public schools, Pedagogical practices, Technological resources

Abstract

The aim of this article is to analyze how the computer laboratory - LABIN - is being used in the Education of Young People and Adults - EJA with intellectual disabilities in a public school in the municipality of Marabá-PA. The research is qualitative. The methodology used was data collection through interviews. The theoretical foundation was based on authors such as Baladeli; Barros; Altoé (2012), Kassar (2011), Leal (2021), among other theorists, as well as reading official documents concerning the themes of Special Education and information technology in basic education. The research showed that the school's LABIN has been deactivated since 2018, when it should be supporting teachers and students. The use of LABIN should be rethought for all students, as well as the inclusion of students with intellectual disabilities, as it is a space conducive to improving the teaching and learning process, through the use of software, applications, information search sites and virtual laboratories. In this sense, the teacher must use this space as a pedagogical support to create strategies that reach everyone, promoting educational equity.

Author Biographies

Maria Aparecida Ramos de Jesus, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2010); Graduação em Geografia pela UEPA (2016); Pós-Graduação "Latu Sensu" em "Educação Especial Inclusiva" (2012), mestre pelo programa de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva - PROFEI/UNIFESSPA com a pesquisa intitulada POLÍTICAS INCLUSIVAS: narrativas de docentes de escola do campo na construção de diálogos formativos. Atua como professora pedagoga na escola Tereza Donato na Educação de Jovens e Adultos - EJA e no Atendimento Educacional Especializado (AEE) na APAE no município de Marabá-Pará e professora efetiva do Ensino Fundamental I, no AEE no município de São João do Araguaia - Pará. Participa como membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Especial: Contextos de Formação, Políticas e Práticas Pedagógicas Inclusivas.

Ronailde Lima Silva, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

Possui graduação em PEDAGOGIA DO CAMPO pela Universidade Federal do Pará (2011). Atualmente é professora da PREFEITURA MUNICIPAL DE MARABÁ. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação. Mestre em Educação Inclusiva - PROFEI, pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - UNIFESSPA.

Ana Clédina Rodrigues Gomes , Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Doutorado em Educação Matemática, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP, com pós-doutoramento pela Universidade Paulista Júlio de Mesquita Filho ? UNESP. Mestrado em Educação, pela Universidade Católica de Brasília; Graduada em Pedagogia, pela Universidade Federal do Pará - UFPA. Docente da Universidade Federal do Pará (UFPA), vinculada ao Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI), atuando no curso de Graduação em Licenciatura Integrada em Ciências, Matemática e Linguagens e no Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM). Docente permanente do Programa de Pós-Graduação (Mestrado) em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), instituição que esteve vinculada de 2014 a 2022, atuando nas seguintes funções: Vice-Coordenadora do Mestrado Profissional em Educação Inclusiva (Profei) (2020-2022), Diretora Adjunta do Instituto de Ciências Humanas (2019-2022), Coordenadora Institucional do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) (2014-2018), Coordenadora do Curso de Pedagogia - Parfor Unifesspa (2019-2022), Coordenadora do Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Relações Étnico-Raciais, Movimentos Sociais e Educação - NUMBUNTU (2018-2021), Membro da Comissão Permanente para Diversidade, Heteroidentificação e Etnicidade da Unifesspa e docente do Curso de Pedagogia. É Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Currículo e Interculturalidade ? GEPECI (certificado pelo CNPq ? 2015 ? atual). Associada à Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM). Membro do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Avançadas em Currículo (NIPAC/UNESP) (2013-atual) e do Grupo de Pesquisa em Antropologia e Educação ? GPAE (2023). Integra a Rede de Pós-Graduação em Educação da América Latina (RedPel). Linha de pesquisa: Docência e Diversidade. Desenvolve estudos nas seguintes áreas: currículo, ensino e interculturalidade na Amazônia; formação de professores (Educação Básica e Educação Superior); políticas educacionais; educação comparada em países da América Latina. No início da carreira exerceu o cargo de professora da Educação Básica da rede pública de ensino nos Estados do Pará e em São Paulo. Exerceu o cargo Técnico em Assuntos Educacionais no Ministério da Educação (2006-2010) e na Universidade Federal de São Paulo - Unifesp (2010-2014) e nessa mesma Universidade atuou como Professora Colaboradora do Centro de Desenvolvimento do Ensino Superior em Saúde (CEDESS), no Programa de Mestrado Profissional em Ensino e Ciências da Saúde.

References

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Published

2024-12-18

How to Cite

Jesus, M. A. R. de, Silva, R. L., & Gomes , A. C. R. (2024). Use of the computer laboratory in the education of youth and adults with disabilities. Em Teia | Revista De Educação Matemática E Tecnológica Iberoamericana, 15(3), 160–173. https://doi.org/10.51359/2177-9309.2024.263872

Issue

Section

ARTIGOS