Uso do laboratório de informática na educação de jovens e adultos com deficiência

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.51359/2177-9309.2024.263872

Mots-clés :

Cibercultura, Educação Inclusiva, Escola Pública, Práticas pedagógicas, Recursos tecnológicos

Résumé

O presente artigo tem como objetivo analisar como está sendo o uso do laboratório de informática - LABIN na Educação de Jovens e Adultos - EJA com deficiência intelectual em uma escola pública da rede de ensino do município de Marabá-PA. A pesquisa é de cunho qualitativo. A metodologia utilizada para realização da pesquisa, foi a coleta de dados por meio de entrevista. A fundamentação teórica se baseou em autores como Baladeli; Barros; Altoé (2012), Kassar (2011), Leal (2021), entre outros teóricos, além da leitura de documentos oficiais concernentes às temáticas da Educação Especial e à informática na educação básica. Com a pesquisa pode-se constatar que o LABIN da referida escola está desativado desde o ano de 2018, quando deveria ser de apoio aos professores e estudantes. O uso do LABIN deve ser repensado para todos os alunos, assim como a inclusão dos alunos com deficiência intelectual, pois é um espaço propício para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem, através da utilização de softwares, aplicativos, sites de busca de informação e laboratórios virtuais. Nesse sentido, o professor deve utilizar esse espaço como apoio pedagógico para criar estratégias que alcance a todos, promovendo equidade educacional.

Bibliographies de l'auteur-e

Maria Aparecida Ramos de Jesus, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2010); Graduação em Geografia pela UEPA (2016); Pós-Graduação "Latu Sensu" em "Educação Especial Inclusiva" (2012), mestre pelo programa de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva - PROFEI/UNIFESSPA com a pesquisa intitulada POLÍTICAS INCLUSIVAS: narrativas de docentes de escola do campo na construção de diálogos formativos. Atua como professora pedagoga na escola Tereza Donato na Educação de Jovens e Adultos - EJA e no Atendimento Educacional Especializado (AEE) na APAE no município de Marabá-Pará e professora efetiva do Ensino Fundamental I, no AEE no município de São João do Araguaia - Pará. Participa como membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Especial: Contextos de Formação, Políticas e Práticas Pedagógicas Inclusivas.

Ronailde Lima Silva, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

Possui graduação em PEDAGOGIA DO CAMPO pela Universidade Federal do Pará (2011). Atualmente é professora da PREFEITURA MUNICIPAL DE MARABÁ. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação. Mestre em Educação Inclusiva - PROFEI, pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - UNIFESSPA.

Ana Clédina Rodrigues Gomes , Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Doutorado em Educação Matemática, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP, com pós-doutoramento pela Universidade Paulista Júlio de Mesquita Filho ? UNESP. Mestrado em Educação, pela Universidade Católica de Brasília; Graduada em Pedagogia, pela Universidade Federal do Pará - UFPA. Docente da Universidade Federal do Pará (UFPA), vinculada ao Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI), atuando no curso de Graduação em Licenciatura Integrada em Ciências, Matemática e Linguagens e no Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM). Docente permanente do Programa de Pós-Graduação (Mestrado) em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), instituição que esteve vinculada de 2014 a 2022, atuando nas seguintes funções: Vice-Coordenadora do Mestrado Profissional em Educação Inclusiva (Profei) (2020-2022), Diretora Adjunta do Instituto de Ciências Humanas (2019-2022), Coordenadora Institucional do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) (2014-2018), Coordenadora do Curso de Pedagogia - Parfor Unifesspa (2019-2022), Coordenadora do Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Relações Étnico-Raciais, Movimentos Sociais e Educação - NUMBUNTU (2018-2021), Membro da Comissão Permanente para Diversidade, Heteroidentificação e Etnicidade da Unifesspa e docente do Curso de Pedagogia. É Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Currículo e Interculturalidade ? GEPECI (certificado pelo CNPq ? 2015 ? atual). Associada à Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM). Membro do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Avançadas em Currículo (NIPAC/UNESP) (2013-atual) e do Grupo de Pesquisa em Antropologia e Educação ? GPAE (2023). Integra a Rede de Pós-Graduação em Educação da América Latina (RedPel). Linha de pesquisa: Docência e Diversidade. Desenvolve estudos nas seguintes áreas: currículo, ensino e interculturalidade na Amazônia; formação de professores (Educação Básica e Educação Superior); políticas educacionais; educação comparada em países da América Latina. No início da carreira exerceu o cargo de professora da Educação Básica da rede pública de ensino nos Estados do Pará e em São Paulo. Exerceu o cargo Técnico em Assuntos Educacionais no Ministério da Educação (2006-2010) e na Universidade Federal de São Paulo - Unifesp (2010-2014) e nessa mesma Universidade atuou como Professora Colaboradora do Centro de Desenvolvimento do Ensino Superior em Saúde (CEDESS), no Programa de Mestrado Profissional em Ensino e Ciências da Saúde.

Références

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Publié-e

2024-12-18

Comment citer

Jesus, M. A. R. de, Silva, R. L., & Gomes , A. C. R. (2024). Uso do laboratório de informática na educação de jovens e adultos com deficiência. Em Teia | Revista De Educação Matemática E Tecnológica Iberoamericana, 15(3), 160–173. https://doi.org/10.51359/2177-9309.2024.263872

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ARTIGOS