Interlocuções entre a educação do campo e a etnomatemática

Autores/as

  • Claudia Glavam Duarte Universidade Federal de Santa Catarina

Palabras clave:

ethomathematics, rural education, pedagoetnomatemática, educação do campo, pedagogia da alternância, ciência de estado, ciência nômade

Resumen

Este artigo busca refletir sobre as condições favoráveis que são oferecidas pela Educação do Campo para experiências etnomatemáticas. Os princípios que sustentam tal Educação aliado a sua forma de organização dos tempos e espaços escolares – Pedagogia da Alternância – constituem-se em um terreno bastante favorável para a investigação de diferentes racionalidades. No entanto, tal condição favorável exige, por sua vez, uma intensa reflexão no sentido de não subordinarmos as racionalidades presentes no Campo à racionalidade acadêmica. A problematização proposta tem como subsídio empírico as experiências pedagógicas vivenciadas por alunos da Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal de Santa Catarina durante a realização dos Tempos Comunidades. As ferramentas teóricas utilizadas são provenientes de Wittgenstein, em sua segunda fase e das contribuições de Deleuze e Gattari, especificamente os conceitos de ciência nômade e ciência de Estado.

Biografía del autor/a

Claudia Glavam Duarte, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora do Centro de Educação - Departamento de metodologia de Ensino da Universidade Federal de Santa Catarina- UFSC e do Programa de pósgraduação em educação científica e teconológica (PPGECT- UFSC)

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Publicado

2014-06-11

Cómo citar

Duarte, C. G. (2014). Interlocuções entre a educação do campo e a etnomatemática. Em Teia | Revista De Educação Matemática E Tecnológica Iberoamericana, 5(1). Recuperado a partir de https://periodicos.ufpe.br/revistas/emteia/article/view/2206