Saberes para ensinar matemática nos Institutos de Educação de Santa Catarina (década de 1930)
DOI:
https://doi.org/10.36397/emteia.v8i3.23044Palabras clave:
formação de professores, saberes matemáticos, Escola Nova, Instituto de Educação, história da educação matemáticaResumen
O Curso Normal dos Institutos de Educação afirmou-se como referência para a formação dos professores que deveriam atuar nos Grupos Escolares de Santa Catarina na década de 1930. O estudo se dedicou à busca de vestígios para compreender, em âmbito normativo, quais saberes foram considerados importantes para ensinar matemática, subsidiando a formação dos normalistas e sua capacitação no nível primário. Assim, dialogamos com os trabalhos realizados pela Equipe de Pesquisa em História das Ciências da Educação (ERHISE) da Universidade de Genebra e pelo Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática no Brasil (GHEMAT), acerca da profissionalização do professor que ensina matemática. Verificamos que os saberes matemáticos a ensinar, saberes da ciência de referência, foram abordados prioritariamente nas Escolas Normais Primárias e secundárias; já os saberes para ensinar, vinculados às ciências da educação e à especificidade da formação profissional, foram abordados principalmente na Escola Normal Superior Vocacional.
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