Saberes para ensinar matemática nos Institutos de Educação de Santa Catarina (década de 1930)

Autores/as

  • Thuysa Schlichting de Souza Universidade Federal de Santa Catarina
  • David Antonio da Costa Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.36397/emteia.v8i3.23044

Palabras clave:

formação de professores, saberes matemáticos, Escola Nova, Instituto de Educação, história da educação matemática

Resumen

O Curso Normal dos Institutos de Educação afirmou-se como referência para a formação dos professores que deveriam atuar nos Grupos Escolares de Santa Catarina na década de 1930. O estudo se dedicou à busca de vestígios para compreender, em âmbito normativo, quais saberes foram considerados importantes para ensinar matemática, subsidiando a formação dos normalistas e sua capacitação no nível primário. Assim, dialogamos com os trabalhos realizados pela Equipe de Pesquisa em História das Ciências da Educação (ERHISE) da Universidade de Genebra e pelo Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática no Brasil (GHEMAT), acerca da profissionalização do professor que ensina matemática. Verificamos que os saberes matemáticos a ensinar, saberes da ciência de referência, foram abordados prioritariamente nas Escolas Normais Primárias e secundárias; já os saberes para ensinar, vinculados às ciências da educação e à especificidade da formação profissional, foram abordados principalmente na Escola Normal Superior Vocacional.

Biografía del autor/a

Thuysa Schlichting de Souza, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduação em Matemática Licenciatura pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mestrado em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina.

David Antonio da Costa, Universidade Federal de Santa Catarina

professor adjunto do Departamento de Metodologia de Ensino e subcoordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina. Pesquisador lider do Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática - GHEMAT/SC

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Publicado

2017-11-10

Cómo citar

Souza, T. S. de, & da Costa, D. A. (2017). Saberes para ensinar matemática nos Institutos de Educação de Santa Catarina (década de 1930). Em Teia | Revista De Educação Matemática E Tecnológica Iberoamericana, 8(3). https://doi.org/10.36397/emteia.v8i3.23044

Número

Sección

ARTIGOS - EDIÇÃO TEMÁTICA - HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA