A implementação do movimento da matemática moderna nos anos iniciais no estado de São Paulo

Autores/as

  • Denise Medina de Almeida França Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Aparecida Rodrigues Silva Duarte Universidade do Vale do Sapucaí

DOI:

https://doi.org/10.36397/emteia.v8i3.23315

Palabras clave:

História da educação matemática, Movimento da Matemática Moderna, educação matemática nas séries iniciais, didática da matemática, documentos oficiais

Resumen

Este artigo discute como as ideias defendidas pelo Movimento da Matemática Moderna (MMM) nas décadas de 1960 e 1970, no estado de São Paulo, Brasil. A periodicidade do texto relaciona-se à um período de expansão e criação dos sistemas de ensino no Brasil, com transformações na estrutura, no funcionamento, nos programas e no currículo de Matemática, de acordo com as normativas impostas pelas Leis de Diretrizes e Bases 4.024/61 e 5.692/71. Na articulação das questões, fez-se uso da abordagem da História Cultural e apoiada nos conceitos de representação, apropriação e estratégias, colocadas por Chartier (1991) e Certeau (1982). Verificou-se que as propostas do MMM foram consideradas as mais adequadas, em grande medida devido à necessidade de democratização do ensino, pela possibilidade de ser utilizada como estratégia para implementar a reformulação curricular e de divulgar novas diretivas para o ensino de Matemática, oferecendo instrumentos para o acesso a uma nova sociedade tecnológica e mais científica.

Biografía del autor/a

Denise Medina de Almeida França, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

 DENISE MEDINAProf.ª Adjunta do Departamento de Estudos Aplicados ao Ensino-DEAEárea educação matemática- UERJ-MaracanãGHEMAT- Grupo de Pesquisa  de História da Educação Matemática no Brasil

Aparecida Rodrigues Silva Duarte, Universidade do Vale do Sapucaí

Universidade do Vale do Sapucaí (UNIVÁS/MG)

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Publicado

2017-11-10

Cómo citar

França, D. M. de A., & Duarte, A. R. S. (2017). A implementação do movimento da matemática moderna nos anos iniciais no estado de São Paulo. Em Teia | Revista De Educação Matemática E Tecnológica Iberoamericana, 8(3). https://doi.org/10.36397/emteia.v8i3.23315

Número

Sección

ARTIGOS - EDIÇÃO TEMÁTICA - HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA