A produção científica na licenciatura: uma análise descritiva dos trabalhos de conclusão de curso de Matemática da UNIFAP
DOI :
https://doi.org/10.51359/2177-9309.2020.244487Mots-clés :
matemática, trabalhos de conclusão de curso, estado da arte, egressosRésumé
A produção do conhecimento, no país, tem sido objeto de investigação de diversas pesquisas conhecidas por “Estado do Conhecimento”, “Estado da Arte”, “Pesquisa sobre Pesquisa” entre outros nomes. Nesse sentido, realizou-se um estudo sobre o “Estado da Arte” referente à produção científica do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Para tanto, delimitou-se como objeto deste estudo os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) defendidos pelos egressos do curso de Matemática no período de 1994 a 2018. Assim, o objetivo deste trabalho foi: analisar e identificar as áreas de concentração, linhas de pesquisa e as vertentes metodológicas apresentadas nos TCC’s. A coleta de dados foi realizada no acervo da biblioteca central (BIC) da referida instituição, com amostras de 217 trabalhos. O método utilizado foi à pesquisa documental com abordagem quantitativa. Teve como instrumento de analises: a leitura dos Títulos, Resumos e Palavras-chave. Adotaram-se como categorias de analises quatro áreas de concentração da matemática: Álgebra, Análise e Aritmética (AAA), Educação Matemática (EM), Geometrias (GEO) e Matemática Aplicada Computacional (MAC). Os resultados indicam que a área de EM tem sido deixada em segundo plano nos últimos anos, enquanto que as produções na área de AAA vêm crescendo. No entanto, as linhas de pesquisas mostraram uma diversificação de temáticas em cada área de concentração, uma ou duas se destacaram, como por exemplo, na área de AAA, o destaque foi na linha: Cálculo Diferencial e Integral, na área de EM foi na temática: Tecnologia de Informação e Comunicação, na área de GEO, foi os Conceitos em Geometria Euclidiana e na área de MAC foi a linha Sistema Dinâmico. Quanto as vertentes metodológicas, constatou-se que as metodologias mais usadas nos trabalhos foram a de “Revisão Teórica na Educação Superior” seguida da “Pesquisa de Campo”, porem esta primeira foi superior, indicando que a produção do conhecimento no curso tende para estudos teoréticos típicos da matemática pura. Portanto, para constatações dos resultados e conjecturas para o futuro do curso de licenciatura em matemática da UNIFAP, recomenda-se que novos estudos sejam feitos anualmente, a fim de que possam atualizar os resultados obtidos ate o momento desta pesquisa.
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