Ensino de matemática e Covid-19: práticas docentes durante o ensino remoto

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.36397/emteia.v11i2.247850

Palabras clave:

formação docente, tecnologia digital na educação, ensino de matemática.

Resumen

A crise sanitária causada pela COVID-19 exigiu medidas de distanciamento social, ampliando o uso da tecnologia digital nos diversos setores. Na educação, esta se tornou uma ferramenta essencial no ensino. Assim, este artigo tem como objetivo identificar as práticas e os recursos pedagógicos aplicados na ação docente de forma remota, referentes ao ensino de matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (AIEF). Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, cujo método adotado foi o estudo de caso, a partir da análise de um questionário online respondido por 14 professores que ensinam matemática. O trabalho teve como fundamentação teórica os estudos dos autores Imbernón (2016), Lorenzato (2008), Moran (2018) e Selbach (2010). Os resultados da pesquisa demonstraram que os professores buscaram dar continuidade ao processo educativo, fazendo uso de recursos tecnológicos, recorrendo à apropriação de conhecimentos inerentes ao ensino a distância, assim como buscando cursos, lives, conferências e outros conteúdos disponíveis no meio digital. Ficou evidente o reduzido número de interações virtuais com os alunos e famílias, bem como o pouco acompanhamento familiar na realização das atividades desses discentes. Finalmente, é possível destacar que não houve formação específica para o professor utilizar, com qualidade, os recursos no formato online.

Biografía del autor/a

Leonardo Alves Ferreira, Universidade Estadual do Ceará

Doutorando e Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Ensino de Matemática e licenciado em Pedagogia. Professor Pedagogo da rede municipal de ensino de Fortaleza, Ceará.

Brasiliana Diniz da Silva Cruz, Universidade Estadual do Ceará

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará- UECE. Esp. em Gestão Pública pela Faculdade Entre Rios Piauí (FAERPI). Esp. em Psicopedagogia Clínica, Organizacional e Institucional pela Faculdade Plus. Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará. Atualmente professora da SME Fortaleza.

Aureliano de Oliveira Alves, Universidade Estadual do Ceará

Professor de Física das licenciaturas da Universidade Estadual do Ceará (UECE), com enfoque nas disciplinas de estágio supervisionado. Especialista em Gestão Escolar, mestre em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática e atualmente doutorando no Programa de Pós-graduação em Educação da UECE.

Ivoneide Pinheiro de Lima, Universidade Estadual do Ceará

Possui Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Ceará (1993), graduação em Ciências pela Universidade Estadual do Ceará (1991) com habilitação em Física pela Universidade Estadual do Ceará (1994). Mestre em Física pela Universidade Federal do Ceará (1996) e Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2007). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará e do Curso de Licenciatura em Física. Coordenadora do subprojeto de Física do Programa Residência Pedagógica. Foi coordenadora do subprojeto Matemática Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência - PIBID (2011). Foi coordenadora institucional do Programa de Licenciaturas Internacionais - PLI (2013) na área de Matemática e Física. Foi coordenadora Institucional do Programa Novos Talentos (2013). Possui experiências na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, ensino e aprendizagem, Ensino de Matemática e Ensino de Física.

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Publicado

2020-10-09

Cómo citar

Ferreira, L. A., da Silva Cruz, B. D., Alves, A. de O., & de Lima, I. P. (2020). Ensino de matemática e Covid-19: práticas docentes durante o ensino remoto. Em Teia | Revista De Educação Matemática E Tecnológica Iberoamericana, 11(2). https://doi.org/10.36397/emteia.v11i2.247850

Número

Sección

Educação e uso de tecnologias digitais no contexto da pandemia da Covid 19