Investigação do ensino das ciências exatas e da matemática para estudantes surdos no ensino superior

Autores/as

  • Karianny Aparecida Gerotto Del Mouro Universidade Federal do Paraná UFPR
  • Mara Fernanda Parisoto Universidade Federal do Paraná https://orcid.org/0000-0001-6592-4915
  • Marcos Vinicius Oliveira de Assis Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.51359/2177-9309.2022.253376

Palabras clave:

revisão sistemática, licenciatura em ciências exatas, surdo, inclusão, ensino superior

Resumen

A presente pesquisa, de cunho bibliográfico, teve como objetivo investigar o ingresso do surdo na área das ciências exatas e da matemática no ensino superior nas licenciaturas. Assim, reuniuse um conjunto de referências que abordassem o tema proposto pela pesquisa para compor o corpus deste artigo. Utilizando as plataformas Capes periódicos (indexador) e Scielo, sendo realizada a pesquisa somente em artigos brasileiros, foi criada uma linha do tempo para esta pesquisa, que se apresenta entre os anos de 2011 e 2021; todas as produções são voltadas para a educação de surdos no ensino superior na área das ciências exatas. Os termos utilizados para executar a pesquisa foram: “libras”, “matemática”, “surdo”, “física”, “ensino superior”, “química”, “ensino de exatas”, “intérprete de libras”, em seus títulos e resumos. Como resultado, após uma seleção de exclusão e inclusão, foram obtidos 20 artigos para leitura completa. Após a leitura completa dos textos, foram criadas categorias com base nas metodologias utilizadas em cada um, de maneira que resultou em 3 entrevistas, 4 questionários, 6 análises de materiais ou documentos e 7 observações. Com os textos selecionados, concluiu-se a existência de uma lacuna na pesquisa em relação ao estudante surdo nas graduações das ciências exatas, de forma que não se encontraram estudos específicos que abordassem sobre esse tema. Dos 20 estudos selecionados, todos apresentaram problemas ou estudos em relação à micro; a proposta desta investigação deseja compreender o problema do macro no que se refere à educação do surdo no ensino superior nas ciências exatas.

Biografía del autor/a

Karianny Aparecida Gerotto Del Mouro, Universidade Federal do Paraná UFPR

Licenciada em História, pela União Educacional do Médio Oeste Paranaense (2011). Pós-graduada em História Antiga e Medieval; Educação do Campo; Educação Inclusiva com Ênfase em Libras. licenciada em Letras - Libras pela Faculdade Eficaz - Maringá. Atualmente exerce o cargo de Tradutora Intérprete de Libras na Instituto Federal do Paraná – IFPR -Assis Chateaubriand. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Educação Matemática e Tecnologias Educativas (PPGECEMTE) - UFPR.

Mara Fernanda Parisoto, Universidade Federal do Paraná

Formação: licenciada em 2007 pela Universidade Comunitária de Chapecó (UNOCHAPECÓ), especialista (2008) em Física e Matemática pela CELER, Mestrado (2011) e Doutorado (2015) em Ensino de Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Experiência Docente: Ensino Médio e Ensino Fundamental (8/9 série); Ensino Superior (Monitoria; trabalho em laboratório de Física experimental; docência em Física 1, 2 e 3 para Engenharia e Licenciatura em Física; Formação inicial continuada de Professores e Técnico em Radiologia em cursos de extensão, utilizando a plataforma Moodle; estágio licenciatura em Física; Tecnólogo em Radiologia); Educação de Jovens e Adultos (EJA); Pré-vestibulares, onde trabalhei com alunos com deficiência visual e fui leitora no simulado do ENEM em 2012. Orientadora no curso de especialização em Ensino de Física. Atuo também no Mestrado Profissional em Ensino de Física em Medianeira, ministrando aulas e orientando. Também tenho experiência em projetos de extensão na área de atividades experimentais e de divulgação científica. Atuei no colegiado do curso de Física da UFRGS, UFPR e da UFFS. Atualmente sou professora Adjunta da Universidade Federal do Paraná, Campus Palotina. Área atual de interesse: ensino potencialmente significativo de conceitos de Física aplicados à Medicina e à Engenharia, utilizando multi-métodos, como a Metodologia de Projetos, incluindo novas tecnologias, a partir de análise qualitativa e quantitativa. Além disso, os projetos de extensão visão divulgação científica e tecnológica. Outro foco é a redução de evasão e retenção nos cursos de Ciências Exatas e aumento da procura por esses cursos, especialmente por mulheres.

Marcos Vinicius Oliveira de Assis, Universidade Federal do Paraná

Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Londrina (2011) e mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Londrina (2014). Atualmente é professor do magistério superior assistente A da Universidade Federal do Paraná (UFPR), e Doutorando em Engenharia Elétrica pelo PPGAEE Universidade Estadual de Londrina / Universidade Federal Tecnológica do Paraná - Campus Cornélio Procópio. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: holt-winters, dsnsf, network management, traffic characterization e netflow.

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Publicado

2022-05-27

Cómo citar

Gerotto Del Mouro, K. A., Parisoto, M. F., & Assis, M. V. O. de. (2022). Investigação do ensino das ciências exatas e da matemática para estudantes surdos no ensino superior. Em Teia | Revista De Educação Matemática E Tecnológica Iberoamericana, 13(1), 206–226. https://doi.org/10.51359/2177-9309.2022.253376

Número

Sección

ARTIGOS