Os livros de Projetos Integradores e de Vida do novo Ensino Médio brasileiro: uma análise sobre a abordagem do conceito de amostragem e de curva normal

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.51359/2177-9309.2022.254580

Palabras clave:

educação estatística, amostragem, curva normal, ensino médio, livro didático

Resumen

Neste artigo buscamos investigar a abordagem dos conceitos de Amostragem e de Curva Normal em livros didáticos de Projetos Integradores e de Projetos de Vida do novo Ensino Médio brasileiro. Trata-se de uma análise documental dos 14 livros de Projetos Integradores e 24 livros de Projeto de Vida aprovados pelo PNLD 2021. Os resultados apontam que esses livros apresentam interessantes propostas para o trabalho da Estatística e da Probabilidade, no Ensino Médio, com ênfase para a abordagem dos resultados de pesquisas estatísticas e realização das mesmas em contextos reais. Porém, também se evidenciou a predominância de situações que exploram a análise descritiva dos dados amostrais em detrimento das inferências informais e poucas situações que exploram o modelo da Curva Normal. Diante disso, acreditamos que os livros didáticos do Ensino Médio deveriam abordar com um maior aprofundamento a Estatística, contemplando aspectos da Amostragem relacionando com o modelo da Curva Normal, através de situações que envolvam, por exemplo, a incerteza, variabilidade amostral, propriedades da Amostragem, a distribuição de probabilidades, propiciando aos estudantes um leque maior de possibilidades para a análise de dados.

Biografía del autor/a

André Fellipe Queiroz Araújo, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), PE, Brasil

Doutorando em Educação Matemática e Tecnológica do programa de pós-graduação em Educação Matemática e Tecnológica da UFPE.

Gilda Lisbôa Guimarães, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), PE, Brasil

Doutora em Psicologia Cognitiva, professora titular do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco.

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Publicado

2022-10-24

Cómo citar

Araújo, A. F. Q., & Guimarães, G. L. (2022). Os livros de Projetos Integradores e de Vida do novo Ensino Médio brasileiro: uma análise sobre a abordagem do conceito de amostragem e de curva normal. Em Teia | Revista De Educação Matemática E Tecnológica Iberoamericana, 13(3), 26–55. https://doi.org/10.51359/2177-9309.2022.254580

Número

Sección

Novo Ensino Médio e os Itinerários Formativos