Resolução de Situações Problemas e Expressões Numéricas
conversão e tratamento de registros de representação semióticas por estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental
DOI :
https://doi.org/10.51359/2177-9309.2024.260546Mots-clés :
Situações mistas, expressões numéricas, representação auxiliar, conversão, tratamentoRésumé
O presente artigo tem como objetivo investigar o desempenho dos estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental em uma situação-problema mista, com base na Teoria dos Campos Conceituais e na Teoria do Registro da Representação Semiótica. Para isso, analisou-se a conversão entre representações de partida (enunciado em língua natural) para representações intermediárias (operações matemáticas) e, desta, para representações de chegada (expressão numérica). Também foram verificadas as transformações de tratamento realizadas na representação intermediária e na representação de chegada. Os resultados apontaram que 41,3% dos estudantes demonstraram conhecimento sobre expressões numéricas como representação para a resolução de uma situação mista, sendo verificado que, para 31,3% dos alunos, a situação mista favoreceu a criação de estratégias na utilização de representações auxiliares para sua resolução. Diante do exposto, foi possível perceber que os estudantes do 6º ano analisados neste estudo apresentaram desempenho satisfatório ao resolver situações mistas, demonstrando um razoável conhecimento sobre expressões numéricas, ainda com alguma dificuldade, especialmente em relação aos sinais de associação necessários para que as regras de conformidade desse registro sejam respeitadas. Acredita-se, ainda, que o registro auxiliar solicitado favoreceu a notação da expressão numérica como registro de chegada.
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