Como traduzir o caminho do burro em um teorema em ação: análise de situações de conhecimento matemático contextualizado à luz da teoria dos campos conceituais
Palabras clave:
teorema em ação, matemática extraescolar, resolução de problemasResumen
Os esquemas, que estão na base da teoria piagetiana, são retomados por Gérard Vergnaud, na teoria dos campos conceituais. Apesar de diretamente voltados para a ação, esses esquemas possuem um núcleo conceitual passível de ser analisado. Nessa perspectiva teórica, os procedimentos de resolução de problemas fazem sempre referência a “conceitos”. Este artigo focaliza uma situação de conhecimento extraescolar, e propõe uma explicitação do teorema matemático subjacente ao raciocínio do sujeito. Postula-se, entretanto que teoremas em ação não são restritos ao raciocínio extraescolar e que no contexto escolar o professor deve também buscar uma explicitação conceptual para desempenhos aparentemente desprovidos de sentido para a avaliação do nível de conceptualização dos alunos. Esse procedimento permite a compreensão do processo de resolução de problema e estratégias pedagógicas mais pertinentes.
Citas
ABREU, G.;BISHOP, A. Do children bring "home mathematics" to their understanding of the "school mathematics". In: BIENNIAL MEETINGS OF THE INTERNATIONAL SOCIETY FOR THE STUDY OF BEHAVIORAL DEVELOPMENT –ISSBD, 12., 1993, Recife,Brazil. Proceedings...Recife: ISSBD, 1993.
ACIOLY, N. M. A Lógica Matemática no jogo do bicho: compreensão ou utilização de regras? 1985. Dissertação (Mestrado em Psicologia Cognitiva) -Programa de Pós-Graduação em Psicologia Cognitiva, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife, Brasil, 1985.
ACIOLY, N. M. Interaction sociale: Variable négligeable en situations de recherche? Étude clinique sur les concepts de pourcentage et de proportionnalité chez des adultes “bas niveau de qualification”, Mémoire de D.E.A. Paris: Université René Descartes, 1989.
ACIOLY, N. M.; SCHLIEMANN, A. D. Escolarização e conhecimento matemático desenvolvido no contexto do jogo do bicho. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 61, p. 42-57, 1986.
ACIOLY-REGNIER, N. M. La juste mesure: une estude des competences mathematiques des travailleurs de la canne a sucre du Nordeste du Bresil dans le domainede la mesure. 1994. Tese (Doutorado em Psicologia) –Université Paris Descartes, Paris 5, França. 1994.
ACIOLY-REGNIER, N. M. Culture et Cognition: Domaine de recherche, Champ conceptuel, Cadre d’intelligibilité et Objet d’étude fournissant des instruments pour conduire des analyses conceptuelles et méthodologiques en psychologie et en sciences de l’éducation-Habilitation à Diriger des Recherches Université Lumière Lyon 2. Lyon: Lyon Université, 2010.
ACIOLY-RÉGNIER, N. M. Educação formal, não formal e informal: desconstruindo muros que separam e enfatizando os poros invisíveis entre diferentes formas de aprender. In: FERREIRA, A. L.; ACIOLY-RÉGNIER, N. M., (Coord.) Psicologia dosProcessos interativos nos espaços de periferia: a formação humana em questão. Recife: Universitária UFPE, 2011.
BRÉDART, S.; RONDAL, J. A. L’analyse Du langage chez l’enfant: lês activités métalinguistiques. Bruxelas: Mardaga, 1982.
CARRAHER, T. N.; CARRAHER, D. W.; SCHLIEMANN, A. D. Na vida dez; na escola, zero: os contextos culturais da aprendizagem da matemática.Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 42, p. 79-86, 1982.
CARRAHER, T. N.; CARRAHER, D. W.; SCHLIEMANN, A. D. Mathematics in the streets and in schools. British Journal of Developmental Psychology, n. 3, p. 21-29, 1985.
CHAUDRON, C. Research on metalinguistic judgments: A review of theory, methods, and results. Language Learning, v. 33, p. 343-377, 1983.
COLE, M.;BRUNER, J. Cultural differences and inferences about psychological processes.American Psychologist, v. 26,n. 10, p.867-876,1971.
Da ROCHA FALCÃO, J.T.Psicologia da Educação Matemática: uma introdução. Coleção Tendências em Educação Matemática. Autêntica: Belo Horizonte, 2003.
DOUADY, R.; PERRIN-GLORIAN, M. J. Un processus d’apprentissage du concept d’aire de surface plane. Educational Studies in Mathematics, n. 20, p. 387-424, 1989.
FRADE, C.; ACIOLY-RÉGNIER, N. M.; JUN, L. Beyond deficit models of learning mathematics: sociocultural directions for change and research. In:CLEMENTS, M. et al. (Ed.).3rdInternational Handbook of Mathematics Education. New York: Springer, p. 101-144.2013.
GOMBERT, J. E. Metalinguistic development. London: Harvester-Wheatshef, 1992.
KOLINSKY, R. L’émergence dês habilites métalinguistiques. Cahiers de Psychologie Cognitive, v. 6, p. 379-404, 1986.
LOOS,H.;Da ROCHA FALCÃO, J.; ACIOLY-RÉGNIER, N. M. A ansiedade na aprendizagem da matemática e a passagem da aritmética para a álgebra. In: BRITO, M. R. F. (Org.). Psicologia da Educação Matemática-Teoria e pesquisa. 2. ed. Campinas: Insular, 2006,p. 235-261.
PERRET-CLERMONT, A.N.;PERRET, J.F.;BELL, N.The social construction of meaning and cognitive activity in elementary school children. In:RESNICK, L. B.;LEVINE, J. M.;TEASLEY, S. D. (Ed.),Perspectives on Socially Shared CognitionWashington D.C.: American Psychological Association, 1991. p. 41-62.
PESSOA, F. Poemas de Alberto Caeiro. Lisboa: Ática, 1946.
PIAGET, J. Intellectual Evolution from Adolescence to Adulthood. Human development, v. 15, p. 1-12, 1972.
SCHLIEMANN, A. D.; ACIOLY, N. M. Mathematical Knowledge Developed at work: the contribution of practice versus the contribution of schooling, Cognition and Instruction, New Jersey, v. 6, n 3, p. 185-221, 1989a.
SCHLIEMANN, A. D.; ACIOLY, N. M. Numbers andoperation in everyday problem solving, In: KEITEL, P. C.et al.(Ed.). Mathematics Education and Society, Paris, UNESCO, Science and Technology Education, v.35,1989b.
VERGNAUD, G. Quelques orientations theoriques et methodologiques des recherches françaises en didactique des mathématiques. Recherches en Didactique des Mathématiques,v. 2, n. 2, p. 215-232, 1981.
VERGNAUD, G. La théorie des champs conceptuels. Recherches en didactique des mathématiques, v. 10, n. 2, p. 133-170, 1990.
VERGNAUD, G. Approches didactiques en formation d'adultes. In:VERGNAUD, G. Éducation Permanente, n. 11, 1992.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d. Os conteúdos da Revista Em Teia estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
a. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0) License.
b. Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
c. Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work.
d. This license allows reusers to copy and distribute the material in any medium or format in unadapted form only, for noncommercial purposes only, and only so long as attribution is given to the creator.