Atividades sobre gráficos em aula de Matemática do Projovem Urbano: reflexões sobre o letramento estatístico
Mots-clés :
projovem, ensino de gráficos, letramento estatístico, educação estatísticaRésumé
Neste estudo apresentamos algumas reflexões sobre o trabalho com gráficos a partir de observação realizada em uma aula de Matemática do Programa Projovem Urbano. Esse Programa é parte de uma política pública oficial do governo brasileiro baseada numa perspectiva de participação cidadã, elevação na escolaridade e qualificação profissional de jovens de 18 a 29 anos que não concluíram o Ensino Fundamental. A proposta curricular de Matemática prevê o ensino de Estatística, particularmente o trabalho com gráficos e tabelas em todas as unidades formativas. Pesquisadores apontam à importância do letramento estatístico para o desenvolvimento da cidadania. Ser letrado nessa área significa, por exemplo, perceber as armadilhas que se põem numa informação veiculada por meio de gráficos, em parte devido a utilização frequente dessas representações em diversos contextos. Na aula observada havia nove alunos e a professora propôs uma atividade de pesquisa sobre tipos de telefones e celulares. Embora a atividade tenha incluído diferentes etapas do tratamento da informação e seu conteúdo fosse familiar aos alunos, as situações didáticas exploradas foram conduzidas a partir de algumas práticas tradicionais. Atividades sobre o ensino de gráficos são possíveis no currículo integrado do Projovem, contudo, faz-se necessário uma ênfase na formação continuada desses docentes direcionadas à perspectiva do letramento estatístico.
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