Educação matemática na Austrália Rural: questões para equidade e sucesso
Mots-clés :
educação rural, testes nacionais, práticas, professores, estudantesRésumé
Ao escrever este artigo, nós desenvolvemos uma abordagem um pouco diferente daquelas mais convencionais para um artigo de pesquisa. Isso foi intencional, pois reconhecemos a grande diversidade do que constitui em termos internacionais a Educação Matemática em contextos 'rurais'. Austrália tem sido conhecida como o "país de sorte" e isso é verdade quando considera-se o que constitui a educação rural no nosso país, em comparação com o que é chamado “educação rural” em outros países e, particularmente, o que é chamado de “Educação do Campo” no Brasil. Assim, a nossa primeira intenção é fornecer uma descrição da educação rural na Austrália. Apesar dessa aparência de ser de sorte em termos de oferta de escolarização, notamos também que os alunos australianos de áreas rurais têm menos probabilidade de terem bom desempenho em Matemática do que aqueles que vivem em áreas urbanas. Baseando-se em dados de testes aplicados nacionalmente, os quais compõem os nossos dados empíricos, nós esclarecemos esse status quo, sendo essa discussão a base para o restante do artigo. Para entender a diferença de sucesso entre alunos de áreas urbanas e rurais em Matemática, abordamos aspectos da literatura relacionada como um meio de explicar o fenômeno. Para fazer isso, oferecemos um modelo teórico para enquadrar as diferenças de resultados em matemática entre os alunos urbanos e rurais. Fazemos isso porque queremos contribuir especificamente para compreender a situação na Austrália: ponderar as razões da desigualdade nos resultados para os aprendizes de áreas rurais.
Références
Australian Bureau of Statistics. The 'average' Australian. Available at: http://www.abs.gov.au/AUSSTATS/abs@.nsf/Lookup/4102.0Main+Features30April+2013. Retrieved in: 4 nov. 2013.
Australian Curriculum, Assessment and Reporting Authority. Naplan Achievement in Reading, Persuasive Writing, Language Conventions and Numeracy: National Report for 2012.Sydney: ACARA, 2012.
Australia Human Rights and Equal Opportunity Commission. 'Emerging themes': National Inquiry into rural and remote education. Sydney: Australia Human Rights and Equal Opportunity Commission, 2000.
Bennison, A.; Goos, M. Learning to teach mathematics with technology: A survey of professional development needs, experiences and impacts. Mathematics Education Research Journal, v. 22, n. 1, p. 31-56, 2010.
Broadley, T. Digital revolution or digital divide: Will rural teachers get a piece of the professional development pie? Education in Rural Australia, v. 20, n. 2, p. 63-76, 2010.
Buchanan, J. Telling Tales Out of School: Exploring Why Former Teachers are Not Returning to the Classroom. Australian Journal of Education, v. 56, n. 2, p. 205-217, 2012.
Green, N. C.; Nolan, A. Preparing the Australian Early Childhood Workforce for Rural and Remote Settings: A Review of the Literature. Australian Journal of Teacher Education, v. 36, n. 12, 2011.
Hattie, J. Visible learning: A synthesis of over 800 meta-analyusis relating to achievement. Abignton:Routledge, 2008.
Hobbs, L. Teaching Out-of-Field: Factors Shaping Identities of Secondary Science and Mathematics. Teaching Science, v. 58, n. 1, p. 23-31, 2012.
Hobbs, L. Teaching "out-of-field" as boundary-crossing event: Factors shaping teacher identity. International Journal of Science and Mathematics Education, v. 11, n. 2, p. 271-297, 2013.
Hudson, P. B.; Hudson, S. M. Changing preservice teachers' attitudes for teachingin rural schools. Australian Journal of Teacher Education, v. 33, n. 4, p. 67-77,2008.
Klenowski, V.et al. Culture-fair assessment: challenging Indigenous students through effortful mathematics teaching. INTERNATIONAL EDUCATION RESEARCH CONFERENCE -AARE, 2010. Proceedings...Melbourne: AARE,2010.p. 1-19.
Lamb, S. et al. Staying on at schools: Improving student retention in Australia. Brisbane: Queensland Department of Education and the Arts,2004.
Loong, E.; Doig, B.; Groves GROVES, S. How different is it really? –rural and urban primary students’ use of ICT in mathematics. Mathematics Education Research Journal, v. 23, n. 2, p. 189-211, 2011.
Lowrie, T. Establishing school-family partnerships in distance education contexts: Pedagogical engagement in isolated settings. Journal of Distance Education, v. 21, n. 2, p. 96-114, 2006.
Lowrie, T. Learning engagement in distance and rural settings: Four Australian cases. Learning Environments Research, v. 10, n. 1, p. 35-51,2007.
Lowrie, T.; Francis, R.; Rogers, G. Knowledge and strategies students employ to solve open-ended problem-solving activities. In:BANA, J.;CHAPMAN, A.(Ed.). ANNUAL CONFERENCE OF THE MATHEMATICS EDUCATION RESEARCH GROUP OF AUSTRALASIA -MERGA, 23.,2000,Fremantle. Proceedings...Fremantle, WA: MERGA, 2000. p. 393-401.
Lowrie, T.; Jorgensen, R.. Gender differences in students’ mathematics game playing. Computers & Education,v.57, n. 4,p.2244-2248, 2011.
Lowrie, T.; Jorgensen, R. The tyranny of remoteness: Changing and adapting pedagogical practices in distance education. International Journal of Pedagogies and Learning, v. 7, n. 1, 1-8, 2012.
Lyons, T.et al.Science, ICT and Mathematics education in rural and regional Australia: The SiMERR national survey. Canberra: Department of Education, Science and Training, 2006.
Welch, A.; Helme, S.;LAMB, S. Rurality and ineqality in education. In:TEESE, R.; LAMB, S.;DURU-BELLAT, M.(Ed.), International Studies in Educational Inequality: Theory and Policy. Dordrecht: Springer, 2007.p. 271-293.
Zevenbergen, R.; Logan, H. Computer use by preschool children: Rethinking practice as digital natives come to preschool. Australian Journal of Early Childhood, v. 33,n. 1, p. 37-44, 2008.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d. Os conteúdos da Revista Em Teia estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
a. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0) License.
b. Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
c. Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work.
d. This license allows reusers to copy and distribute the material in any medium or format in unadapted form only, for noncommercial purposes only, and only so long as attribution is given to the creator.