Um olhar para a prática em sala de aula do professor de matemática da escola do semiárido paraibano

Auteurs-es

  • Marcus Bessa de Menezes Universidade Federal de Campina Grande

Mots-clés :

ensino de matemática, ensino contextualizado, educação do campo

Résumé

O presente artigo discute elementos de uma pesquisa que investiga a influência do semiárido na prática do professor de Matemática. Algumas situações podem ocorrer em salas de aula e que são caracterizadas como ocasiões decisivas para a continuidade dos processos de ensino e de aprendizagem. O ensino da Matemática é algo que tem que ter elementos significativos que sirvam de subsídios para o entendimento do aluno, com os quais ele poderá associar os conteúdos matemáticos com a sua realidade. Falta aos docentes elementos primordiais para desenvolver um ensino contextualizado da Matemática voltado para a realidade do semiárido brasileiro. Um ensino dessa natureza pode gerar um ambiente atrativo e significativo para os alunos da região, contribuindo para a construção, análise e reflexões sobre o conhecimento da Matemática a partir da sua realidade. Essa Matemática contextualizada precisa ser compreendida de forma clara como um objeto sobre o qual se pode atuar, inventar e mudar. A possibilidade de contextualizá-la com as vivências cotidianas dos educandos é real. Contudo, para que ela possibilite a construção de conhecimentos, é essencial que o ensino da Matemática seja baseado em procedimentos que facilitem o educando compreender e transformar sua realidade.

Biographie de l'auteur-e

Marcus Bessa de Menezes, Universidade Federal de Campina Grande

Graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2000), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (2004) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (2010). Professor Adjunto II da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG); Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências e Educação Matemática (PPGECEM) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB); Líder do Grupo de Pesquisa do CNPq intitulado: Didática dos Conteúdos Específicos Voltada para a Convivência com o Semiárido e Pesquisador da Universidade Federal de Pernambuco no Grupo de Fenômenos Didáticos. Atualmente exerce o cargo de Vice-Diretor do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido da UFCG. Tem experiência na área de Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Matemática, Contrato Didático, Transposição Didática e Teoria Antropológica do Didático.

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Publié-e

2014-06-09

Comment citer

Menezes, M. B. de. (2014). Um olhar para a prática em sala de aula do professor de matemática da escola do semiárido paraibano. Em Teia | Revista De Educação Matemática E Tecnológica Iberoamericana, 5(1). Consulté à l’adresse https://periodicos.ufpe.br/revistas/emteia/article/view/2217

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Rubrique

ARTIGOS - EDIÇÃO TEMÁTICA - HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA