Um olhar para a prática em sala de aula do professor de matemática da escola do semiárido paraibano
Mots-clés :
ensino de matemática, ensino contextualizado, educação do campoRésumé
O presente artigo discute elementos de uma pesquisa que investiga a influência do semiárido na prática do professor de Matemática. Algumas situações podem ocorrer em salas de aula e que são caracterizadas como ocasiões decisivas para a continuidade dos processos de ensino e de aprendizagem. O ensino da Matemática é algo que tem que ter elementos significativos que sirvam de subsídios para o entendimento do aluno, com os quais ele poderá associar os conteúdos matemáticos com a sua realidade. Falta aos docentes elementos primordiais para desenvolver um ensino contextualizado da Matemática voltado para a realidade do semiárido brasileiro. Um ensino dessa natureza pode gerar um ambiente atrativo e significativo para os alunos da região, contribuindo para a construção, análise e reflexões sobre o conhecimento da Matemática a partir da sua realidade. Essa Matemática contextualizada precisa ser compreendida de forma clara como um objeto sobre o qual se pode atuar, inventar e mudar. A possibilidade de contextualizá-la com as vivências cotidianas dos educandos é real. Contudo, para que ela possibilite a construção de conhecimentos, é essencial que o ensino da Matemática seja baseado em procedimentos que facilitem o educando compreender e transformar sua realidade.
Références
ARROYO, M.G., CALDART, R.S., MOLINA, M.C. Por uma Educação do Campo: 4.ed., Petrópolis: Vozes, 2009.
ARSAC, G.; DEVELAY,M.;TIBERGHIEN, A.La transposition didactique en mathematiques, en physique, en biologie. Lyon: IREM, 1989.
BESSA DE MENEZES, M. Investigando o processo de transposição didática interna:o caso dos quadriláteros.2004. 184 f. Dissertação (Mestrado em Educação) -Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife,2004.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília/DF: Senado, 1988. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constitui%c3%a7ao.htm>.Acessoem: 10 mar. 2011.
BRASIL. [LEI DARCY RIBEIRO (1996)]. LDB: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: Lei nº 9.394, de 20 de Dezembro de 1996, que estabelece as Diretrizes e Bases da educação nacional. –5. Ed. –Brasília: Câmara dos Deputados, Coordenação Edições Câmara, 2010. Disponível em: <http://bd.camara.gov.br/bd/bitstream/handle/ bdcamara /2762/ldb_5ed.pdf>. Acesso em: 11 set. 2011.
BRASIL. Emenda Constitucional nº 59, de 11 de novembro de 2009. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/Emendas/Emc/emc59.htm>. Acesso em 20 mar. 2014.
BRASIL. Câmara de Educação Básica nas Escolas do Campo, de 04 de dezembro de 2001. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/EducCampo01.pdf>. Acesso em 20 mar. 2014.
BRASIL. Decreto n.º 7.352, de 4 de novembro de 2010. Disponível em:<http://presrepublica.jusbrasil.com.br/legislacao/1025597/decreto-7352-10>. Acesso em 20 mar. 2014.
BRITO MENEZES, A.P. Contrato Didático e Transposição Didática: Inter-relações entre os fenômenos didáticos na iniciação à álgebra na 6ª série do Ensino Fundamental. Tese (Doutoradoem Educação) -Programa de Pós-Graduação em Educação,Universidade Federal dePernambuco(UFPE), Recife,2006.
BROUSSEAU, G. Fondements et méthodes de la didactique des mathématiques. Recherches en Didactique des mathématiques,Grenoble, v. 7, n.2, p. 33 –115,1986.
CALDART, R. S. Educação do Campo: Notas para uma análise de percurso. Revista Trabalho, Educação e Saúde,v.7 n.1, p. 35-64, mar./jun. 2009.
CHEVALLARD, Y. La transposición didáctica, del saber sabio al saber enseñado. Buenos Aires: Aique, 1991.
CHEVALLARD, Y. BOSCH, M.;GASCÓN, J. Estudar Matemáticas: O Elo Perdido entre o Ensino e a Aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 2001.
D’AMBROSIO, U. Da realidade à ação: reflexões sobre a educação e matemática. Campinas: Unicamp, 2001.
FERREIRA, F. J;BRANDÃO, E.C. Educação do Campo: um olhar histórico, uma realidade concreta.Revista Eletrônica de Educação. v. 5,n.09, jul./dez, 2011.
FREIRE, P. Educação e mudança.34.ed. São Paulo:Paz e Terra,2011.
FREITAS, J.L.M. Situações Didáticas. In: MACHADO,S. D. A. (Org.). Educação Matemática:uma Introdução, São Paulo:PUC-SP, 1999.
NASCIMENTO, M. I. M. O Império e as primeiras tentativas de organização da educação nacional (1822-1889).Disponível em: <http://www.histedbr. fae.unicamp.br/navegando/periodo_imperial_intro.html>. Acesso em: 30 maio 2011.
PAIS, L.C. Transposição Didática. In: MACHADO, S. D. A. (Org.). Educação Matemática: Uma Introdução.São Paulo: PUC-SP, 1999.
RAVEL, L. Des programmes a la classse: etude de la transposition didactique interne. Tese (Doutorado em Didática da Matemática)Ecole doctorale de Mathématiques et Informatique –Sciences et Technologies de l’information, Université Joseph Fourier –Grenoble I, 2003.
SANTOS, R. B. Histórico da Educação do Campono Brasil. Disponível em: <http://eduCampo.ufsc.br/wordpress/seminario/files/2012/01/Bicalho-dos-Santos.pdf>.Acesso em:20 mar. 2014.
SILVA, B. Contrato Didático. In: MACHADO, S. D. A. (Org.). Educação Matemática: Uma Introdução.São Paulo: PUC-SP, 1999.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d. Os conteúdos da Revista Em Teia estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
a. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0) License.
b. Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
c. Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work.
d. This license allows reusers to copy and distribute the material in any medium or format in unadapted form only, for noncommercial purposes only, and only so long as attribution is given to the creator.