adolescentes em conflito com a lei: o desempenho em Matemática e os sentidos compartilhados pelos professores sobre a Escola

Auteurs-es

  • Natercia de Andrade Lopes Neta Secretaria do Estado da Educação e do Esporte de Alagoas
  • Lícia de Souza Leão Maia Universidade Federal de Pernambuco

Mots-clés :

desempenho em Matemática, representações sociaisde professores, adolescentesem conflito com a Lei

Résumé

O artigo é um recorte da dissertação de Mestrado que teve como objetivo analisar as representações sociais (RS) de Escola por professores da rede pública de Maceió, que lecionam em escolas que atendem e que não atendem a adolescentes infratores (alunos em conflito com a Lei) ou apenados, e suas relações com o nível de desempenho escolar em Matemática. Esta pesquisa foi desenvolvida em trinta e uma escolas da rede pública de Maceió, com professores do 6º ao 9º ano, totalizando 400 professores. Percebemos que existem diferenças entre as RS de escola para professores das escolas que atendem (EQA) a adolescentes infratores e apenados e escolas que não atendem (EQNA), porém esta diferença não tem impacto negativo para ter relação com o desempenho escolar na Prova Brasil de Matemática. Nas EQA destaca-se a função social de disciplinar os alunos, enquanto que nas EQNA o papel da escola é de proporcionar crescimento social e intelectual aos alunos. O que impacta os resultados da escola em Matemática é, sobretudo, a violência nos bairros em que as escolas estão inseridas. 

Bibliographies de l'auteur-e

Natercia de Andrade Lopes Neta, Secretaria do Estado da Educação e do Esporte de Alagoas

Gerência de Organização do Currículo Escolar - GEORC - SEE/AL

Lícia de Souza Leão Maia, Universidade Federal de Pernambuco

Departamento de Psicologia e Orientação Educacionais - Centro de Educação - UFPE

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Publié-e

2013-11-18

Comment citer

Lopes Neta, N. de A., & Maia, L. de S. L. (2013). adolescentes em conflito com a lei: o desempenho em Matemática e os sentidos compartilhados pelos professores sobre a Escola. Em Teia | Revista De Educação Matemática E Tecnológica Iberoamericana, 4(3). Consulté à l’adresse https://periodicos.ufpe.br/revistas/emteia/article/view/2219

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