Aspectos da formação de professores que emergem a partir da leitura de um caderno escolar (1933)

Autores

  • Rosilda dos Santos Morais Universidade Federal de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.36397/emteia.v8i3.23310

Palavras-chave:

aritmética, disciplinação, história da educação matemática, escolas normais, saberes matemáticos

Resumo

O presente texto é resultado da análise de um caderno escolar de um curso de formação de professores, da cidade de Muzambinho, Minas Gerais, Brasil, do ano de 1933. O olhar da autora se voltou a aspectos da formação de professores que emergiram a partir da leitura do caderno. Para a análise considerou-se referenciais que problematizam os cadernos escolares como fontes de pesquisa, como Viñao (2008), Herbrad (2001), Mignot (2008); aqueles que problematizam os saberes institucionalizados na formação de professores, como Hofstetter e Schneuwly (2017), Valente (2017); bem como Michel Foucault (1987), tendo em conta que os cadernos escolares podem ser pensados como elementos disciplinadores. A investigação foi orientada pela seguinte interrogação: “Que elementos emergem de cadernos escolares que podem ser indicativos de processos e dinâmicas da formação de professores?”. Os resultados indicaram diferentes aspectos lidos no caderno, quais sejam, os relativos aos saberes específicos, objetivados por meio dos conteúdos do ensino e da formação, aqueles que constituir-se-ão em objetos de seu trabalho, como os saberes a ensinar e para ensinar. De outra parte, identificou-se elementos de disciplinação da formação de professores a partir de indícios do caderno analisado.

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Publicado

2017-11-10

Como Citar

Morais, R. dos S. (2017). Aspectos da formação de professores que emergem a partir da leitura de um caderno escolar (1933). Em Teia | Revista De Educação Matemática E Tecnológica Iberoamericana, 8(3). https://doi.org/10.36397/emteia.v8i3.23310

Edição

Seção

ARTIGOS - EDIÇÃO TEMÁTICA - HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA