Cenários sobre educação financeira escolar: entrelaçamentos entre a pesquisa, o currículo e a sala de aula de matemática
DOI :
https://doi.org/10.36397/emteia.v9i1.236528Mots-clés :
educação financeira escolar, educação matemática crítica, tomada de decisão, base nacional comum curricularRésumé
Neste artigo apresentamos três cenários que buscam problematizar a Educação Financeira no Brasil e seu papel na promoção de Literacia Financeira no âmbito escolar. Detalham-se ainda aspectos e desafios da Educação Financeira no contexto da Base Nacional Comum Curricular, bem como reflexões sobre a importância do estudo e da abordagem da tomada de decisão, numa perspectiva multidisciplinar, para a concepção, desenho e implementação de uma Educação Financeira Escolar (EFE). Por fim, apresenta-se uma síntese de pesquisas que investigaram as relações entre as atividades de livros didáticos com temática financeira e a prática de professores dos anos iniciais sob a ótica da Educação Matemática Crítica. As concepções dos autores, e os resultados das pesquisas que as fundamentam, apontam para um conjunto de ações para a EFE, incluindo: a necessidade da discussão crítica dos temas, além da mera e exclusiva resolução de exercícios de matemática financeira; a formação do professor e seu papel na mediação e fomento de discussões e questionamentos dos estudantes; a intenção de desenvolver Literacia Financeira nas dimensões temporal e espacial, levando em conta o complexo processo de tomada de decisão humana, visando a um agir ético, crítico e convergente com a sustentabilidade do planeta.Références
ALMEIDA, Rodrigo; KISTEMANN Jr, Marco Aurélio. Sobre a organização e análise de pesquisas na Educação Matemática brasileira em Educação Financeira (1999-2015). Revista de Educação, Ciências e Matemática, São Paulo, v. 6, p. 1-20, 2016.
APREA, C. et al. International Handbook of Financial Literacy. New York: Springer, 2016.
BAUMAN, Z. Vida para Consumo: a transformação das pessoas em mercadoria. Tradução Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2008.
BRASIL. Programa de Educação Financeira nas Escolas, 2014. Disponível em: http://www.edufinanceiranaescola.gov.br. Acesso em: Jun. 2014.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC/SEB, 2017.
BUEHLER, R.; GRIFFIN, D.; ROSS, M. Exploring the “Planning Fallacy”: Why people Underestimate Their Task Completion Times. Journal of Personality and Social Psychology, v. 67, n. 3, pp. 366-381, 1994.
CAMPOS, André Bernardo. Educação Financeira Crítica e a tomada de decisões de Consumo de Jovens-indivíduos-consumidores. 2013. Dissertação (Mestrado) - Pós-graduação em Educação Matemática – Mestrado Profissional, UFJF. Juiz de Fora, 2013.
DAMÁSIO, A. O erro de Descartes: emoção, razão e o cérebro humano. 3. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.
FREIRE, P. Pedagogia da Esperança: Um Reencontro com a Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
FROMM, E. Ter ou ser?. 10. ed. Rio de Janeiro: Guanabara, 1987.
JUMP$TART. Nacional Standards in K-12 Personal Finance Education. 3rd edition, 2007. Disponível em: www.jumpstart.org/national-standards.html. Acesso em: ago. 2012.
KAHNEMAN, D. Rápido e Devagar: duas formas de pensar. Rio de Janeiro: Objetiva, 2012. KAHNEMAN, D.; TVERSKY, A. Intuitive Prediction: Biases and a Corrective Procedures. Management Science. n.12, pp. 313-327, 1979.
KISTEMANN JR., M. A. Sobre a produção de significados e a tomada de decisão de indivíduos consumidores. 2011. 540 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Universidade Estadual Paulista, campus Rio Claro, 2011.
LUSARDI, A.; MITCHEL, O. Financial literacy around the world: an overview. Journal of Pension Economics and Finance, v. 10, n. 04, p. 497-508, 2011.
MATRICARDI, C. Projeto Lumirá: alfabetização matemática. 2º ano. São Paulo: Ática, 2014.
MUNDY, S. Financial education programmes in school: Analysis of selected current programmes and literature draft – Recommendations for best practices. OCDE Journal: General Papers, v. 3, 2008.
MUNIZ, I. Jr. Econs ou Humanos? Um estudo sobre a tomada de decisão em Ambientes de Educação Financeira Escolar. Tese de Doutorado, UFRJ/COPPE, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil. 2016a.
MUNIZ, I. Jr. Educação Financeira e a sala de aula de Matemática: conexões entre a pesquisa acadêmica e a prática docente. Anais... XII Encontro Nacional de Educação Matemática – XII ENEM. São Paulo, 2016b.
MUNIZ, I. Jr. Comportamento econômico, psicologia e tomada de decisão: uma contribuição para a produção de ambientes de educação financeira escolar nas aulas de matemática. In: VIII Congresso Iberoamericano de Educacion Matemática. Madri. Actas del VIII CIBEM, Madri, Espanha, 2017.
MUNIZ, I. Jr.; JURKIEWICZ, S. Representações Temporais e o valor do dinheiro no tempo: conexões entre a Educação Financeira e o ensino de Matemática. Boletim Online de Educação Matemática. BoEM, Joinville, v. 4, n. 7, p. 116-138, ago/dez. 2016a.
MUNIZ, I. Jr.; JURKIEWICZ, S. Tomada de decisão e Trocas Intertemporais: uma contribuição para a construção de ambientes de educação financeira escolar nas aulas de matemática. Revista de Educação, Ciências e Matemática, v. 6, n. 3, set/dez. 2016b.
NOFSINGER, J. A lógica do mercado: como lucrar com finanças comportamentais. São Paulo: Editora Fundamento, 2006.
OCDE. Improving financial literacy: Analysis of issues and policies. OECD. 2005. Disponível em: http://www.browse.oecdbookshop.org/oecd/pdfs/product/ 2105101e.pdf.
OLIVEIRA, A. dos A. Educação Financeira nos anos iniciais do Ensino Fundamental: como tem ocorrido na sala de aula? 2017. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) - Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica, UFPE, Recife, 2017.
PESSOA, C. A. S. Educação Financeira: O que tem sido produzido em mestrados e doutorados defendidos entre 2013 e 2016 no Brasil? In: CARVALHÊDO, J.; CARVALHO, M. V.; ARAUJO, F. (orgs.) Produção de conhecimentos na Pós-graduação em educação no nordeste do Brasil: realidades e possibilidades. Teresina: EDUPI, 2016.
RETZMANN, T. Educational standards for economic education at all types of general- education schools in Germany. Final Report to the Gemeinschaftsausschuss der Deutschen Gewerblichen Wirtschaft (Working Group “Economic Education”). Essen, Lahr, Kiel, 2010.
ROLIM, M. R. L. B.; MOTTA, M. S. O estado da arte das pesquisas em matemática financeira nos programas de mestrado e doutorado da área de ensino da Capes. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 16, n. 2, p. 537-556, Mai. 2014.
SANTANA, M. R. S. M; MUNIZ, I. Jr; REIS, G. B. Planejamento Financeiro e Orçamento Doméstico em Ambientes de Educação Financeira Escolar no Ensino Médio. In: VII Encontro Estadual de Educação Matemática. VII EEMAT. Anais. Rio de Janeiro, 2018.
SANTOS, L. T. B. dos. Educação Financeira em livros didáticos de Matemática dos anos iniciais do Ensino Fundamental: quais as atividades sugeridas nos livros dos alunos e as orientações presentes nos manuais dos professores? 2017. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) - Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica, UFPE, Recife, 2017.
SILVA, A. Atividades de Educação Financeira em livro didático de Matemática: como professores colocam em prática? 2018. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) - Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica, UFPE, Recife, 2018.
SILVA, A. D. P.; PESSOA, C. A. S.; CARVALHO, L. M. T. Atividade de Educação Financeira na aula de Matemática: construindo ambientes de aprendizagem. Anais... VII Congresso Internacional de Ensino da Matemática. Canoas, 2017.
SKOVSMOSE, O. Cenários para investigação. BOLEMA – Boletim de Educação Matemática, Rio Claro, n. 14, p. 66-91, 2000.
SKOVSMOSE, O. Educação matemática crítica: a questão da democracia. Campinas, SP: Papirus, 2001 (Coleção Perspectivas em Educação Matemática).
SKOVSMOSE, O. Um convite à educação matemática crítica. Campinas, SP: Papirus, 2014.
XU, L.; ZIA, B. Financial Literacy around the Word. An overview of the evidence with practical suggestions for the way forward. The World Bank, Development Research Group, Finance and Private Sector Development Team, 2012.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d. Os conteúdos da Revista Em Teia estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
a. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0) License.
b. Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
c. Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work.
d. This license allows reusers to copy and distribute the material in any medium or format in unadapted form only, for noncommercial purposes only, and only so long as attribution is given to the creator.