Níveis de pensamento geométrico de alunos do Ensino Médio no estado de Pernambuco: um estudo sob o olhar vanhieliano

Auteurs-es

  • André Pereira da Costa Universidade Federam de Pernambuco
  • Marcelo Câmara dos Santos Universidade Federal de Pernambuco

Mots-clés :

quadriláteros notáveis, Van-Hiele, reconhecimento

Résumé

Este trabalho objetivou verificar os níveis de pensamento geométrico de 300 alunos do Ensino Médio de cinco instituições públicas de Ensino Básico do Estado de Pernambuco, segundo a ótica da teoria de Van-Hiele (1957).  Nesse sentido, o instrumento de coleta de dados utilizado foi um teste de sondagem composto por cinco itens relacionados ao conceito de quadriláteros notáveis, que foi aplicado com esses alunos entre os meses de maio e junho de 2014. Aqui discutimos os dados produzidos pelos itens 02, 03, 04 e 05 do teste, voltando nosso olhar para os dois primeiros níveis da teoria vanhieliana, realizando, dessa forma, uma análise qualitativa e quantitativa desses dados. Entre os resultados obtidos, destacamos que a maior parte dos participantes do estudo ainda se encontra no nível básico de pensamento geométrico da teoria de Van-Hiele, no qual o discente reconhece as figuras geométricas somente por meio de sua aparência. Além disso, identificamos um reduzido número de alunos no segundo nível vanhieliano, que corresponde ao reconhecimento das figuras geométricas a partir de suas propriedades. Todavia, conforme Van-Hiele (1999), o ideal seria que os alunos, ao concluírem o Ensino Básico, deveriam ser capazes de realizar a ordenação das propriedades das figuras, que corresponde ao terceiro nível de sua teoria.

Bibliographies de l'auteur-e

André Pereira da Costa, Universidade Federam de Pernambuco

Licenciado em Matemática é doutorando do Programa de Pós Graduação em Educação Matemática e Tecnológica da Universidade Federal de Pernambuco com pesquisa na  em Ensino de Geometria.

Marcelo Câmara dos Santos, Universidade Federal de Pernambuco

Licenciado em Matemática,  Mestrado em Didactique Des Disciplines Scientifiques e Doutorado em Sciences de Leducation, com Pós-Doutorado pelo Institut Universitaire de Formation de Maîtres de Rennes e Pós-Doutorado Sênior pela Université Laval. Professor aposentado do Colégio de Aplicação da UFPE, colaborador do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd), da UFJF, Atua principalmente nos temas Ensino de Matemática, formação de professores, avaliação e sequências didáticas.

Références

BRASIL. MEC. 1998. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. 3. ed. Brasília: MEC /SEF, 1998. 88p.

CÂMARA DOS SANTOS, M. O Cabri-Géomètre e o desenvolvimento do pensamento geométrico: o caso dos quadriláteros. In: BORBA, R.;GUIMARÃES, G. (Org.). A Pesquisa em Educação Matemática:Repercussões na sala de aula. São Paulo: Cortez, 2009. 140p. pp. 177-211.

COSTA, A. P. Evoluindo o raciocínio geométrico por meio de uma sequência didática: o caso dos quadriláteros. In: ENCONTRO BRASILEIRO DE ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 18, 2014, Recife. Anais...Recife: EDUMATEC, 2014. pp. 1-12.

COSTA, A. P.; CÂMARA DOS SANTOS, M. Aspectos do pensamento geométrico demonstrados por estudantes do Ensino Médio em um problemaenvolvendo o conceito de quadriláteros. In: INTERAMERICAN CONFERENCE ON MATHEMATICS EDUCATION, 14, 2015a, Tuxtla Gutiérrez. Anais... Tuxtla Gutiérrez: IACME, 2015a, pp. 1-9.

COSTA, A. P.; CÂMARA DOS SANTOS, M. Investigando os níveis de pensamento geométrico de alunos do 6º ano do ensino fundamental: um estudo envolvendo os quadriláteros notáveis.In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 4, 2015b, Ilhéus. Anais... Ilhéus: SBEM-BA, 2015b, pp. 1-12.

JEHIN, M. D.; CHENU, F. Comment evaluer le raisonnement geometrique?. Cahiers du Service de Pédagogie expérimentale, Université de Liège, v.3, n.4, pp. 67-85. 2000.

NASSER, L.; SANT’ANNA, N. F. P. Geometria segundo a teoria de Van Hiele. 2. ed. Rio de Janeiro: IM/UFJR, 2010. 101p.

NASSER, L.; TINOCO, L. Curso Básico de Geometria –enfoque didático. Módulo I –Formação de Conceitos Geométricos. UFRJ/Instituto de Matemática: Projeto Fundão, 2011. 126p.

OLIVEIRA, M. C. Ressignificando conceitos de geometria plana a partir do estudo de sólidos geométricos. 2012. 266f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) –Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2012.

PERNAMBUCO. Parâmetros para a Educação Básica do Estado de Pernambuco:Parâmetros Curriculares de Matemática para o Ensino Fundamental e Médio. UFJF, Juiz de Fora, 2012. 148p.

VAN-HIELE, P. M. El problema de la comprensión:en conexión con la comprensión de los escolares em el aprendizaje de la geometria. 1957. 151f.. Tesis(Doctorado en Matemáticas y Ciencias Naturales) -Universidad Real de Utrecht: Utrecht,1957.

VAN-HIELE, P. M. Developing geometry thinking through activities that begin with play. Teaching Children Mathematics, National Council of Teachers of Mathematics, v. 6, pp. 310-316. February, 1999.

Téléchargements

Publié-e

2017-02-03

Comment citer

Costa, A. P. da, & dos Santos, M. C. (2017). Níveis de pensamento geométrico de alunos do Ensino Médio no estado de Pernambuco: um estudo sob o olhar vanhieliano. Em Teia | Revista De Educação Matemática E Tecnológica Iberoamericana, 7(3). Consulté à l’adresse https://periodicos.ufpe.br/revistas/emteia/article/view/8274

Numéro

Rubrique

ARTIGOS