Níveis de pensamento geométrico de alunos do Ensino Médio no estado de Pernambuco: um estudo sob o olhar vanhieliano
Parole chiave:
quadriláteros notáveis, Van-Hiele, reconhecimentoAbstract
Este trabalho objetivou verificar os níveis de pensamento geométrico de 300 alunos do Ensino Médio de cinco instituições públicas de Ensino Básico do Estado de Pernambuco, segundo a ótica da teoria de Van-Hiele (1957). Nesse sentido, o instrumento de coleta de dados utilizado foi um teste de sondagem composto por cinco itens relacionados ao conceito de quadriláteros notáveis, que foi aplicado com esses alunos entre os meses de maio e junho de 2014. Aqui discutimos os dados produzidos pelos itens 02, 03, 04 e 05 do teste, voltando nosso olhar para os dois primeiros níveis da teoria vanhieliana, realizando, dessa forma, uma análise qualitativa e quantitativa desses dados. Entre os resultados obtidos, destacamos que a maior parte dos participantes do estudo ainda se encontra no nível básico de pensamento geométrico da teoria de Van-Hiele, no qual o discente reconhece as figuras geométricas somente por meio de sua aparência. Além disso, identificamos um reduzido número de alunos no segundo nível vanhieliano, que corresponde ao reconhecimento das figuras geométricas a partir de suas propriedades. Todavia, conforme Van-Hiele (1999), o ideal seria que os alunos, ao concluírem o Ensino Básico, deveriam ser capazes de realizar a ordenação das propriedades das figuras, que corresponde ao terceiro nível de sua teoria.
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