O habitus e a formação do professor de matemática: em busca de uma compreensão do habitus professoral
Mots-clés :
habitus, habitus professoral, formação de professor, ensino de matemáticaRésumé
Neste ensaio estabelecemos uma discussão sobre a possível constituição de um habitus professoral do professor de matemática, pautando-nos nas ideias de Pierre Bourdieu e na interpretação que outros autores fazem dela com intuito de chamar a atenção ao modo como tradicionalmente vêm ocorrendo os processos de formação de professores de matemática. Nossa compreensão sobre a temática alicerçase nas ideias dos autores utilizados neste texto e nas experiências que construímos como professores formadores em universidades públicas e como pesquisadores imersos na área de educação matemática. Concluímos que o habitus, no confronto das ideias, se mostrou não com um sentido de reafirmação de um caráter de reprodução de sucessos ou fracassos, mas como uma permanente construção humana individual e coletiva que sofre adaptações, evolui e se transforma de acordo com a capacidade reflexiva de cada sujeito. Desse modo, a constituição de um habitus professoral do professor de matemática deve contemplar ações que ultrapassem a simples apropriação do conhecimento por meio da memorização sem a devida reflexão sobre o alcance do que estamos ensinando, o tempo, o espaço, a cultura, as expectativas e as necessidades dos indivíduos e do lugar onde estamos ensinando matemática.
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