O habitus e a formação do professor de matemática: em busca de uma compreensão do habitus professoral

Autores

  • Lucélida de Fátima Maia da Costa Universidade do Estado do Amazonas
  • Francisco Hermes Santos da Silva Universidade Federal do Pará

Palavras-chave:

habitus, habitus professoral, formação de professor, ensino de matemática

Resumo

Neste ensaio estabelecemos uma discussão sobre a possível constituição de um habitus professoral do professor de matemática, pautando-nos nas ideias de Pierre Bourdieu e na interpretação que outros autores fazem dela com intuito de chamar a atenção ao modo como tradicionalmente vêm ocorrendo os processos de formação de professores de matemática. Nossa compreensão sobre a temática alicerçase nas ideias dos autores utilizados neste texto e nas experiências que construímos como professores formadores em universidades públicas e como pesquisadores imersos na área de educação matemática. Concluímos que o habitus, no confronto das ideias, se mostrou não com um sentido de reafirmação de um caráter de reprodução de sucessos ou fracassos, mas como uma permanente construção humana individual e coletiva que sofre adaptações, evolui e se transforma de acordo com a capacidade reflexiva de cada sujeito. Desse modo, a constituição de um habitus professoral do professor de matemática deve contemplar ações que ultrapassem a simples apropriação do conhecimento por meio da memorização sem a devida reflexão sobre o alcance do que estamos ensinando, o tempo, o espaço, a cultura, as expectativas e as necessidades dos indivíduos e do lugar onde estamos ensinando matemática.

Biografia do Autor

Lucélida de Fátima Maia da Costa, Universidade do Estado do Amazonas

Doutoranda em Educação em Ciências e Matemáticas - UFPA. Mestra em Educação em Ciências na Amazônia-UEA. Mestra em Estudos Amazônicos-UNAL. Professora do Departamento de Matemática da UEA no Centro de Estudos Superiores de Parintins.

Francisco Hermes Santos da Silva, Universidade Federal do Pará

Doutor em Educação Matemática - UNICAMP. Docente do Instituto de Educação Matemática e Científica-UFPA e da Escola de Aplicação da UFPA. Professor do Eixo Estágio- Tema Alfabetização em Educação Matemática, Ciências e Linguagens

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Publicado

2015-03-31

Como Citar

Costa, L. de F. M. da, & Silva, F. H. S. da. (2015). O habitus e a formação do professor de matemática: em busca de uma compreensão do habitus professoral. Em Teia | Revista De Educação Matemática E Tecnológica Iberoamericana, 5(2). Recuperado de https://periodicos.ufpe.br/revistas/emteia/article/view/2199

Edição

Seção

ENSAIOS