Ensino e aprendizagem de equações diferenciais: um levantamento preliminar da produção científica
Mots-clés :
equações diferenciais, ensino de matemática, metodologias de ensino, abordagem qualitativa, estado da arteRésumé
Este artigo apresenta um levantamento bibliográfico de trabalhos realizados, no período de2000 a2011, acerca das pesquisas sobre ensino e aprendizagem de Equações Diferenciais. Esse levantamento inclui consultas ao banco de teses da CAPES, a doze sítios de Programas de Pós-Graduação, a três sítios franceses, a três revistas científicas brasileiras e a Anais de três eventos científicos. O objetivo do levantamento é avaliar o que pesquisas na área da Educação Matemática revelam sobre dificuldades de alunos na aprendizagem de Equações Diferenciais Ordinárias; o que elas apontam de possibilidades ou alternativas para esse ensino com vistas a amenizar tais dificuldades. A maioria das pesquisas consultadas sugere como possibilidade para o ensino de Equações Diferenciais o enfoque qualitativo do assunto, de forma contextualizada, a partir de situações-problema, e por meio da utilização de recursos computacionais.
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