Ensino e aprendizagem de equações diferenciais: um levantamento preliminar da produção científica

Autores

  • Eliane Alves de Oliveira Universidade do Estado do Pará (UEPA) Centro Universitário do Estado do Pará (CESUPA)
  • Sonia Barbosa Camargo Igliori Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP)

Palavras-chave:

equações diferenciais, ensino de matemática, metodologias de ensino, abordagem qualitativa, estado da arte

Resumo

Este artigo apresenta um levantamento bibliográfico de trabalhos realizados, no período de2000 a2011, acerca das pesquisas sobre ensino e aprendizagem de Equações Diferenciais. Esse levantamento inclui consultas ao banco de teses da CAPES, a doze sítios de Programas de Pós-Graduação, a três sítios franceses, a três revistas científicas brasileiras e a Anais de três eventos científicos. O objetivo do levantamento é avaliar o que pesquisas na área da Educação Matemática revelam sobre dificuldades de alunos na aprendizagem de Equações Diferenciais Ordinárias; o que elas apontam de possibilidades ou alternativas para esse ensino com vistas a amenizar tais dificuldades. A maioria das pesquisas consultadas sugere como possibilidade para o ensino de Equações Diferenciais o enfoque qualitativo do assunto, de forma contextualizada, a partir de situações-problema, e por meio da utilização de recursos computacionais.

Biografia do Autor

Eliane Alves de Oliveira, Universidade do Estado do Pará (UEPA) Centro Universitário do Estado do Pará (CESUPA)

Possui graduação em Licenciatura Plena Em Matemática pela Universidade do Estado do Pará (1999), mestrado em Matemática pela Universidade Federal do Pará (2002) e atualmente cursa doutorado em Educação Matemática na Pontifícia  Universidade Católica de São Paulo. É professora assistente II da Universidade do Estado do Pará e professora do Centro Universitário do Estado do Pará . Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Análise, e na área de Educação Matemática.

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Publicado

2013-11-18

Como Citar

Oliveira, E. A. de, & Igliori, S. B. C. (2013). Ensino e aprendizagem de equações diferenciais: um levantamento preliminar da produção científica. Em Teia | Revista De Educação Matemática E Tecnológica Iberoamericana, 4(2). Recuperado de https://periodicos.ufpe.br/revistas/emteia/article/view/2231

Edição

Seção

ARTIGOS