Idoneidade cognitivo-afetiva de uma sequência didática para a construção do conceito de razões trigonométricas por meio de uma história em quadrinhos

Auteurs

  • Danilo Monteiro de Vasconcelos Universidade Federal de Pernambuco
  • José Ivanildo Felisberto de Carvalho Universidade Federal de Pernambuco

DOI :

https://doi.org/10.36397/emteia.v10i2.240718

Mots-clés :

histórias em quadrinhos, razões trigonométricas, enfoque ontossemiótico, idoneidade cognitiva, idoneidade afetiva

Résumé

Apresentamos neste artigo uma discussão sobre os componentes cognitivo e afetivo de um processo de ensino e aprendizagem das razões trigonométricas por meio de uma história em quadrinhos. A sequência didática foi vivenciada com 20 estudantes da 1ª série do Ensino Médio em uma escola pública de Pernambuco – Brasil. Como marco teórico utilizamos o Enfoque Ontossemiótico do Conhecimento e da Instrução Matemática e as dimensões de idoneidade didática subjacentes a esta teoria. Para análise dos componentes cognitivo e afetivo, aplicamos as ferramentas de análise cognitiva e afetiva. Os resultados apontam que os estudantes apresentam conflitos cognitivos no que concerne ao uso de instrumentos de medição e no estabelecimento das razões de semelhança. A sequência didática, juntamente com a história em quadrinhos, permitiu o avanço progressivo pelos estudantes através de compreensões conceituais e proposicionais (semelhança, razões de semelhança, ângulos, teorema de Pitágoras no triângulo retângulo e as razões trigonométricas), procedimentais (regra de três, divisão, racionalização e medição), além de competências comunicativa, argumentativa e, levemente, metacognitiva. E concernente ao componente afetivo, foi percebido engajamento e participação nas atividades, bem como na interação com os componentes da história em quadrinhos.

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Publiée

2019-09-15

Comment citer

de Vasconcelos, D. M., & Carvalho, J. I. F. de. (2019). Idoneidade cognitivo-afetiva de uma sequência didática para a construção do conceito de razões trigonométricas por meio de uma história em quadrinhos. Em Teia | Revista De Educação Matemática E Tecnológica Iberoamericana, 10(2). https://doi.org/10.36397/emteia.v10i2.240718

Numéro

Rubrique

ARTIGOS