Leitura e interpretação de texto nas questões da Olimpíada Brasileira de Matemática das escolas públicas

Auteurs

  • Maria Silvia Almeida de Souza França Universidade de São Paulo
  • Thiago Ribeiro Borges Universidade de São Paulo
  • Ursula Caroline Cômodo de Melo Nunes Universidade de São Paulo
  • Mariana Aranha de Souza Universidade de São Paulo
  • Marco Antonio Carvalho Pereira Universidade de São Paulo
  • Carlos Alberto Moreira dos Santos Universidade de São Paulo https://orcid.org/0000-0003-4552-373X

DOI :

https://doi.org/10.36397/emteia.v11i2.247789

Mots-clés :

ensino de matemática, leitura e interpretação, OBMEP, aprendizagem baseada em projetos

Résumé

A contemporaneidade requisita competências, como a leitura e interpretação, que permitem a compreensão e a crítica de informações, mesmo no campo da matemática. Este artigo, de natureza qualitativa, retrata o desenvolvimento da leitura e interpretação de textos presentes em questões da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), com estudantes do 6º ano de uma Escola Estadual no interior do Estado de São Paulo. Apresenta-se o uso da estratégia de Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), aplicada em sete encontros remotos, impostos pela pandemia da COVID-19, realizados por meio da plataforma Google Meet. Os encontros usaram tutoriais no Youtube, atividades diagnóstica e avaliativa no Google Forms e criação de jogos matemáticos na plataforma Kahoot. A discussão dos resultados foi embasada em quatro critérios: i) descrição das atividades do trabalho; ii) índices de acertos em prova diagnóstica e avaliação final; iii) resultados de autoavaliação; e iv) falas dos estudantes sobre a proposta. Os resultados indicaram redução significativa do número de erros de questões da OBMEP, maior interesse por esta olimpíada, aprimoramento das capacidades de leitura e interpretação de textos e de resolução de problemas, bem como do desenvolvimento de competências socioemocionais. Conclui-se que a aplicação da ABP, de forma remota, integrando diferentes mídias educacionais, se mostrou eficaz mesmo durante o período da pandemia da COVID-19.

Biographie de l'auteur

Carlos Alberto Moreira dos Santos, Universidade de São Paulo

Programa de Pós-graduação em Projetos Educacionais de ciências,Escola de Engenharia de Lorena,Universidade de São Paulo

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Publiée

2020-10-09

Comment citer

França, M. S. A. de S., Borges, T. R., Nunes, U. C. C. de M., Souza, M. A. de, Pereira, M. A. C., & dos Santos, C. A. M. (2020). Leitura e interpretação de texto nas questões da Olimpíada Brasileira de Matemática das escolas públicas. Em Teia | Revista De Educação Matemática E Tecnológica Iberoamericana, 11(2). https://doi.org/10.36397/emteia.v11i2.247789

Numéro

Rubrique

Educação e uso de tecnologias digitais no contexto da pandemia da Covid 19