Compreensões de professores de matemática sobre recomendações da BNCC para abordar conteúdos de estatística no Ensino Médio

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.51359/2177-9309.2022.254680

Mots-clés :

ensino médio, ensino de estatística, letramento estatístico, BNCC, professor de matemática

Résumé

Este artigo apresenta resultados de um mapeamento realizado com professores de Matemática de Escolas de Referência em Ensino Médio – EREM da rede pública de ensino de Pernambuco, com o objetivo de investigar como eles compreendem as recomendações curriculares da Base Nacional Comum Curricular – BNCC, para o ensino de Matemática, em particular para a abordagem de conteúdos de Estatística. A pesquisa caracteriza-se como uma abordagem qualitativa e considera a importância do conhecimento estatístico para o desenvolvimento de habilidades críticas para o cidadão. Participaram do estudo 07 professores de Matemática, os quais responderam a um questionário composto de perguntas abertas e fechadas. Todos os professores mencionaram participações em formações específicas para poderem implementar o novo Ensino Médio com base na BNCC em suas escolas. Eles também relataram que essas formações foram insuficientes diante dos desafios em torno dessa nova prática. A maioria dos participantes relatou que está desenvolvendo projetos para o ensino da Estatística com professores de outras disciplinas. A pesquisa aponta um cenário favorável para o trabalho no Ensino Médio com tópicos de Estatística como articulador entre a Matemática e as demais disciplinas na elaboração dos Itinerários Formativos e dos Temas Contemporâneos Transversais. Aponta ainda contribuições para o ensino de Estatística na perspectiva do Letramento Estatístico, ampliando assim as recomendações da BNCC.

Bibliographies de l'auteur

Marciel José do Monte, Universidade Federal de Pernambuco

Doutorando em Educação Matemática e Tecnológica do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica
Universidade Federal de Pernambuco – Pernambuco – Brasil

Liliane Maria Teixeira Lima de Carvalho, Universidade Federal de Pernambuco

Professora Associada do Departamento de Políticas e Gestão da Educação e Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica
Universidade Federal de Pernambuco – Pernambuco – Brasil

Irene Maurício Cazorla, Universidade Estadual de Santa Cruz

Professora permanente do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática
Universidade Estadual de Santa Cruz – Bahia – Brasil

Carlos Eduardo Ferreira Monteiro, Universidade Federal de Pernambuco

Professor Associado do Departamento de Psicologia, Educação e Inclusão e Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica
Universidade Federal de Pernambuco – Pernambuco – Brasil

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Publiée

2022-10-24

Comment citer

Monte, M. J. do, Carvalho, L. M. T. L. de, Cazorla, I. M., & Monteiro, C. E. F. (2022). Compreensões de professores de matemática sobre recomendações da BNCC para abordar conteúdos de estatística no Ensino Médio. Em Teia | Revista De Educação Matemática E Tecnológica Iberoamericana, 13(3), 127–149. https://doi.org/10.51359/2177-9309.2022.254680

Numéro

Rubrique

Novo Ensino Médio e os Itinerários Formativos