Perímetro e Área: um experimento de ensino para estudantes do Ensino Médio utilizando resolução de problemas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/2177-9309.2024.262996

Palavras-chave:

Ensino Médio, Resolução de problemas, Perímetro e área

Resumo

Neste trabalho apresentamos um recorte da pesquisa Santos (2021), cujo objetivo foi investigar se o ensino pautado nos pressupostos da metodologia de ensino resolução de problemas favorece a construção, o aprofundamento e a ampliação da aprendizagem de perímetro e área.  Para perseguir os objetivos foi proposto para um grupo de estudantes do 3.º ano do Ensino Médio que resolvessem uma sequência de cinco problemas, com características dos propostos em avaliações de larga escala. Para analisar as respostas dos estudantes, buscou-se apoio nos pressupostos teóricos da resolução de problemas de Polya (1976), Mason, Burton e Stacey (1982) e na perspectiva da mudança e jogo de quadros de Douady (1992). Os resultados apontaram dificuldades de interpretação dos estudantes com os conceitos de perímetro e área. Também, apresentaram indícios de dificuldades para utilizar números para associar à medida da grandeza numa dada unidade, por exemplo, cm ao perímetro e cm² a área. Considerando que a natureza dos problemas contemplou a inter-relação de conceitos que poderiam pertencer a duas ou mais habilidades, inferimos que os resultados denotaram falta de habilidade dos estudantes para trabalharem com a resolução de problemas.

Biografia do Autor

José Cícero dos Santos, Universidade de Pernambuco - UPE

Doutor em Educação Matemática

Universidade de Pernambuco – Pernambuco – Brasil

Anderson Douglas Pereira Rodrigues da Silva, Universidade de Pernambuco - UPE

Doutor em Educação Matemática e Tecnológica

Universidade de Pernambuco – Pernambuco – Brasil

Referências

ALLEVATO, N. S. G; ONUCHIC, L.R. Ensino-aprendizagem-avaliação de Matemática: por que através da resolução de problemas? In: Resolução de Problemas: teoria e prática. Jundiaí: Paco, 2014.

BARBEDO, N. G. Resolução de problemas no fim da escolarização básica: Estudo de alguns casos. 2017. Dissertação (Mestrado) – Instituto de Matemática e Estatística, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2018. Disponível em: < http: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/>. Acesso em: 18 jun. 2019.

BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, Brasil, 2019. Disponível em https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educacionais/saeb/resultados. Acesso em: jan. 2020.

COBB, P. et al. Design Experiments in Educational Research. Educational Researcher, v. 32, n. 1, p. 9 -13, jan./fev. 2003.

DOUADY, R. Des apports de la didactique des mathématiques à l’enseignement. Repères IREM, 1992.

MASON, J.; BURTON, L.; STACEY, K. Thinking mathematically. London: Addison - Wesley, 1982.

OLÍMPIADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS. (2015). Banco de Questões 2015. Rio de Janeiro. Editora OBMEP. Disponível em http://www.obmep.org.br/ . Acesso em 05 de outubro de 2019.

PERNAMBUCO, Secretaria de Educação e Esportes. Currículo de Pernambuco: ensino fundamental. Secretaria de Educação e Esportes, União dos Dirigentes Municipais de Educação. Recife: Secretaria, 2018.

POLYA, G. A arte de resolver problemas. Rio de Janeiro: Interciência, 1976.

SANTOS, J. C. A resolução de problemas sobre perímetro e área: um experimento de ensino, utilizando problemas propostos em avaliações de larga escala. 2021.Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Universidade Anhanguera, São Paulo, 2021.

SILVA, J. V. G. Grandeza e medidas: um percurso de estudo e pesquisa para a prática profissional. 2016. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Universidade Anhanguera de São Paulo, São Paulo, 2016.

SÃO PAULO. Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo. Saresp. Recuperado em 02 de março, 2020, de https://saresp.fde.sp.gov.br/Default.aspx.

SÃO PAULO. Secretaria Estadual de Educação. Avaliação de Aprendizagem em Processo. Matemática. Recuperado em 05 de fevereiro, 2020, de https://www.educacao.sp.gov.br/avaliacoes.

Downloads

Publicado

2024-12-18

Como Citar

Santos, J. C. dos, & Silva, A. D. P. R. da. (2024). Perímetro e Área: um experimento de ensino para estudantes do Ensino Médio utilizando resolução de problemas. Em Teia | Revista De Educação Matemática E Tecnológica Iberoamericana, 15(3), 1–27. https://doi.org/10.51359/2177-9309.2024.262996

Edição

Seção

ARTIGOS