Relações entre a sequência fedathi e as alavancas meta no ensino de álgebra linear

Autori

  • Francisca Claudia Fernandes Fontenele Universidade Federal do Ceará
  • Hermínio Borges Neto Universidade Federal do Ceará
  • Maria José Costa dos Santos Universidade Federal do Ceará

Parole chiave:

álgebra linear, ensino, metodologia, sequência fedathi, alavanca meta

Abstract

Este estudo analisou a interação entre a Sequência Fedathi (SF) e possíveis Alavancas Meta (AM) em aulas de Álgebra Linear verificando as relações e possibilidades decorrentes do uso concomitante de ambas no ensino da noção de base de um espaço vetorial. Através de observação direta de algumas aulas referentes às noções elementares, identificamos e analisamos a presença de recursos passíveis de se tornarem AM nas fases da SF, cujos resultados foram positivos, indicando que podem auxiliar a mediação docente no sentido de proporcionar situações de ensino e aprendizagem que possibilitem a ocorrência de abstração reflexionante, à medida que favorece a ação discente em sala de aula para reflexão sobre os conteúdos propostos. Portanto, se constituem como subsídios promissores para o professor que busca melhorias no ensino e aprendizagem da Álgebra Linear.

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Pubblicato

2015-10-12

Come citare

Fontenele, F. C. F., Borges Neto, H., & Santos, M. J. C. dos. (2015). Relações entre a sequência fedathi e as alavancas meta no ensino de álgebra linear. Em Teia | Revista De Educação Matemática E Tecnológica Iberoamericana, 6(1). Recuperato da https://periodicos.ufpe.br/revistas/emteia/article/view/2264

Fascicolo

Sezione

ARTIGOS