As matemáticas na formação de normalistas brasileiros e franceses em tempos de Escola Nova – 1920 a 1945

Autori

  • Maria Cristina Araújo de Oliveira Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Luciane de Fatima Bertini Universidade Federal de São Paulo
  • Mercedes Carvalho Universidade Federal de Alagoas
  • Martha Raíssa Iane Santana da Silva Universidade de Guarulhos

DOI:

https://doi.org/10.36397/emteia.v8i3.23040

Parole chiave:

aritmética, geometria, desenho, prática de ensino de matemática, normalistas

Abstract

O artigo apresenta o resultado de um estudo comparativo relativo à oferta de disciplinas que, sob diferentes rubricas, relacionavam-se com a matemática da formação de normalistas brasileiros e franceses. As análises aqui apresentadas referem-se aos anos de 1920 a 1945, período no qual o movimento da Escola Nova se difundiu em nível internacional. A investigação sobre o contexto brasileiro tomou como fontes a legislação relativa aos cursos normais, artigos de revistas pedagógicas e cadernos de normalistas. O contexto francês foi considerado sobretudo a partir do trabalho de pesquisadores desse país. As análises nos levam a concluir que no Brasil a renovação resultante dos preceitos da vaga escolanovista deixou marcas mais significativas na produção de um conhecimento para ensinar, transformando as metodologias específicas para o ensino de matemática. Na França, as principais mudanças viriam nos conhecimentos a ensinar, ou seja, nos conteúdos específicos que integram a disciplina matemática – geometria, aritmética, álgebra.

Biografie autore

Maria Cristina Araújo de Oliveira, Universidade Federal de Juiz de Fora

Professora do Departamento de Matemática e do PPG em Educação Matemática da UFJF

Luciane de Fatima Bertini, Universidade Federal de São Paulo

Departamento de Ciências Exatas e da Terra e Programa de Pós-Graduação em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência Universidade Federal de São Paulo

Mercedes Carvalho, Universidade Federal de Alagoas

Departamento de Ciências e Matemática e Programa de Pós-Graduação em Educação Universidade Federal de Alagoas

Martha Raíssa Iane Santana da Silva, Universidade de Guarulhos

Universidade de Guarulhos

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Pubblicato

2017-11-10

Come citare

de Oliveira, M. C. A., Bertini, L. de F., Carvalho, M., & Silva, M. R. I. S. da. (2017). As matemáticas na formação de normalistas brasileiros e franceses em tempos de Escola Nova – 1920 a 1945. Em Teia | Revista De Educação Matemática E Tecnológica Iberoamericana, 8(3). https://doi.org/10.36397/emteia.v8i3.23040

Fascicolo

Sezione

ARTIGOS - EDIÇÃO TEMÁTICA - HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA