O uso do aplicativo lensoo create na recuperação da aprendizagem do processo de avaliação processual em matemática

Autori

  • Terezinha Marisa Ribeiro de Oliveira Universidade Cruzeiro do Sul
  • Carmem Lúcia Costa Amaral Universidade Cruzeiro do Sul

DOI:

https://doi.org/10.36397/emteia.v10i2.236364

Parole chiave:

ensino de matemática, Lensoo Create, dispositivos móveis, avaliação processual

Abstract

A Secretaria de Educação do Estado de São Paulo instituiu, a partir do ano de 2015, uma avaliação bimestral denominada de Avaliação da Aprendizagem em Processo (AAP) para todas as séries/anos do Ensino Fundamental e Médio nas disciplinas de Matemática e Língua Portuguesa. Seu objetivo é aferir os conhecimentos dos alunos e detectar o nível de proficiência nessas disciplinas. Após sua análise, a secretaria a devolve para a escola para que esta realize, junto com seus professores, a análise dos resultados e realize ações para a melhoria do ensino dessas disciplinas, a partir de ações de recuperação contínua. Nesse artigo descreve-se uma experiência realizada nas aulas de matemática utilizando o aplicativo Lensoo Create para auxiliar o professor na recuperação dos conteúdos. Participaram dessa experiência 72 alunos do 9.º ano do Ensino Fundamental II de uma escola pública da cidade de Votorantim (São Paulo). Nessa experiência os conteúdos de matemática foram estudados a partir da resolução das questões da AAP. Os resultados evidenciaram que a utilização desse aplicativo auxiliou os alunos na recuperação dos conteúdos de matemática e os estimulou a estudar.

Biografia autore

Terezinha Marisa Ribeiro de Oliveira, Universidade Cruzeiro do Sul

Aluno de Pós Graduação do Programa do Mestrado Acadêmico da Universidade Cruzeiro do Sul

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Pubblicato

2019-09-15

Come citare

Oliveira, T. M. R. de, & Amaral, C. L. C. (2019). O uso do aplicativo lensoo create na recuperação da aprendizagem do processo de avaliação processual em matemática. Em Teia | Revista De Educação Matemática E Tecnológica Iberoamericana, 10(2). https://doi.org/10.36397/emteia.v10i2.236364

Fascicolo

Sezione

ARTIGOS