Matemática em casa? Uma análise exploratória das atividades matemáticas realizadas por crianças no ambiente familiar
DOI:
https://doi.org/10.36397/emteia.v9i1.236573Parole chiave:
crianças, atividades matemáticas, observação natural, contexto familiarAbstract
A presente investigação, de natureza exploratória, teve por objetivos: (i) identificar e descrever as atividades matemáticas realizadas por crianças no ambiente familiar, analisando os conhecimentos matemáticos nelas envolvidos; e (ii) examinar se haveria diferenças quanto à natureza das atividades realizadas por crianças de classes sociais distintas. Para isso foram feitas observações naturais no ambiente familiar de dez crianças estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental, sendo cinco de classe média e cinco de baixa renda. Os dados das observações foram analisados de forma qualitativa descritiva, sendo possível classificar as atividades em cinco tipos: lúdicas, escolares, conversação, pagamentos e culinárias. Semelhanças e diferenças entre classes sociais foram encontradas. As atividades lúdicas eram igualmente muito frequentes entre os dois grupos de participantes, enquanto pagamentos e atividades culinárias eram raras e mais realizadas pelas crianças de baixa renda. Por outro lado, atividades de conversação envolvendo a matemática eram mais observadas entre as crianças de classe média do que entre as de baixa renda. A principal conclusão foi que o contexto familiar, assim como a escola e as situações de trabalho, deve ser entendido como um ambiente repleto de atividades matemáticas que contribuem para o conhecimento matemático das crianças.
Riferimenti bibliografici
BLEVINS-KNABE, B.; MUSUN-MILLER, L. Number use at home by children and their parents and its relationship to early mathematical performance. Early Development and Parenting, v. 5, n. 1, p. 35-45, Mar. 1996.
BOONEN, A. J. H.; KOLKMAN, M. E.; KROESBERGEN, E. H. The relation between teachers' math talk and the acquisition of number sense within kindergarten classrooms. Journal of School Psychology, Orlando, v. 49, n. 3, p. 281-299, Jun. 2011.
BROCARDO, J.; SERRAZINA, L. O sentido do número no currículo de matemática. In: BROCARDO, J.; SERRAZINA, L.; ROCHA, I. (Orgs.). O sentido do número: reflexões que entrecruzam teoria e prática. Lisboa: Escolar Editora, 2008. p. 97-115.
CARRAHER, T.; CARRAHER, D.; SCHLIEMANN, A. Na vida dez, na escola zero. São Paulo: Cortez, 1988. 182 p.
CEBOLA, G. Do número ao sentido de número. In: PONTE, J. P.; COSTA, C.; ROSENDO, A. I.; MAIA, E.; FIGUEIREDO, N.; DIONÍSIO, A. F. (Orgs.). Atividades de investigação na aprendizagem da matemática e na formação de professores. Secção de Educação Matemática da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, 2007. p. 223-239.
CORSO, L. V.; DORNELES, B. V. Senso numérico e dificuldades de aprendizagem na matemática. Revista Psicopedagogia, São Paulo, v. 27, n. 83, p. 298-309. Mai-Ago. 2010.
COUTINHO, C. A. Metrologia atual. Rio de Janeiro, 1967.
DEHAENE, S. Number sense: how the mind creates mathematics. Revised e expanded ed. New York: Oxford University Press, 1997. 316 p.
DENTON, K.; WEST, J. Children's Reading and Mathematics Achievement in Kindergarten and First Grade, NCES 2002-125. U.S. Department of Education, National Center for Education Statistics. Washington, DC, 2002. Disponível em: https://files.eric.ed.gov/fulltext/ED461438.pdf. Acesso em: 24 fev. 2018.
GAINSBURG, J. School mathematics in work and life: what we know and how we can learn more. Technology in Society, v. 27, p. 1-22, Jan. 2005.
GREENO, J. G. Number sense as situated knowing in a conceptual domain. Journal of Research in Mathematics Education, Reston, v. 23, n. 3, p. 170-218, May. 1991.
HEUVEL-PANHUIZEN, M. V. D. Children learn mathematics. Netherlands: Publishers, 2008. 260 p.
HOWDEN, H. Teaching number sense. Arithmetic Teacher, Reston, v. 36, n. 6, p. 6-11, Feb. 1989.
JORDAN, N. C. et al. Number Sense growth in kindergarten: A longitudinal investigation of children at risk for mathematics difficulties. Child Development, USA, v. 77, n. 1, p. 153-175, Jan-Feb. 2006.
LEFEVRE, J.-A. et al. Home numeracy experiences and children's math performance in the early school years. Canadian Journal of Behavioural Science, Canadá, v. 41, n. 2, p. 55-66, Apr. 2009.
PIAGET, J. O nascimento da inteligência na criança. Rio de Janeiro: LTC, 1966. 389 p.
PIAGET, J.; SZEMINSKA, A. A gênese do número na criança. Rio de Janeiro: Zahar, 1971. 332 p.
REYS, B. J. et al. Developing number sense in the middle grades. Reston: National Council of Teachers of Mathematics, 1991.
RIBEIRO, L. M.; SPINILLO, A. G. Preschool children's number sense. In: CONFERENCE OF THE INTERNATIONAL GROUP FOR THE PSYCHOLOGY OF MATHEMATICS EDUCATION, 30., July 16-21, 2006, Prague. Proceedings of the 30th Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education. v. 1 Prague: PME, 2006. p. 417.
SAXE, G. B. Culture and cognitive development: Studies in mathematical understanding. Hillsdale: Lawrence Erlbaum Associates, 1991. 222 p.
SCHARTON, S. Teaching number sense, grade 2. Sansalito: Math Solutions Publications, 2005. 184 p.
SIEGLER, R. S. Improving the Numerical Understanding of Children from Low-Income Families. Child Development Perspectives, USA, v. 3, n. 2, p. 118-124, Aug. 2009.
SILVA, P. A.; SANTOS, F. H. Discalculia do desenvolvimento: Avaliação da representação numérica pela ZAREKI-R. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 27, n. 2, p. 169-177. Abr-Jun. 2011.
SPINILLO, A. G. O Sentido de Número e sua Importância na Educação Matemática. In: BRITO, M. R. F. de (Org.). Soluções de Problemas e a Matemática Escolar. Campinas, SP: Alínea, 2006. p. 83- 111.
SPINILLO, A. G.; BATISTA, R. M. F. A sense of measurement: what do children know about the invariant principles of different types of measurement? In: CONFERENCE OF THE INTERNATIONAL GROUP FOR PSYCHOLOGY OF MATHEMATICS EDUCATION, 33., July 19-24, 2009, Thessaloniki. Proceedings of the International Group for Psychology of Mathematics Education. v. 5 Thessaloniki: PME, 2009. p. 161-168.
SPINILLO, A. G.; MARTINS, R. M. F. B. Os princípios invariantes da noção de medida investigados a partir da perspectiva de sentido numérico. Temas em Psicologia, São Paulo, v. 23, n. 1, p. 97-109, Abr. 2015.
STARR, A.; LIBERTUS, M. E.; BRANNON, E. M. Number sense in infancy predicts mathematical abilities in childhood. PNAS, v. 110, n. 45, p. 18116-18120. Nov. 2013.
THOMPSON, I. (Org.). Teaching and learning early number. Berkshire: McGraw-Hill, 2008. 232 p.
VERGNAUD, G. Atividade humana e conceituação. GEEMPA. Porto Alegre: Comunicação Impressa, 2008.
XU, F.; SPELKE, E. S.; GODDARD, S. Number sense in human infants. Developmental Science, USA, v. 8, n. 1, p. 88-101. Jan. 2005.
YANG, D-C. Teaching and learning number sense - an intervention study of fifth grade students in Taiwan. International Journal of Science and Mathematics Education, Taiwan, v. 1, n. 1, p. 115-134, Jan. 2003.
YANG, D-C.; HSU, C-J.; HUANG, M-C. A study of teaching and learning number sense for sixth grade students in Taiwan. International Journal of Science and Mathematics Education, Taiwan, v. 2, p. 407-430, Sep. 2004.
YANG, D-C.; LI, M-N. F.; LI, W-J. Development of a computerized number sense scale for 3rd grades: reliability and validity analysis. International Electronic Journal of Mathematics Education, Turkey, v. 3, n. 2, p. 110-124, Aug. 2008.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d. Os conteúdos da Revista Em Teia estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
a. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0) License.
b. Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
c. Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work.
d. This license allows reusers to copy and distribute the material in any medium or format in unadapted form only, for noncommercial purposes only, and only so long as attribution is given to the creator.